Tumor de Warthin tem cura? Entenda essa doença

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O tumor pode crescer de forma indolor e não alertar o paciente

Assim como o resto do nosso corpo, a boca também é um local onde podemos ter tumor, câncer e outras doenças graves. Um exemplo de neoplasia bucal é o tumor de Warthin.

Nesse texto vamos conversar sobre o que é, como identificar e como tratar o tumor de Warthin. Confira!

O tumor de Warthin é uma neoplasia benigna que ocorre nas glândulas salivares, normalmente na parte inferior e próxima a região dos ouvidos. Como toda neoplasia, é o resultado do crescimento exagerado do tecido das glândulas, devido à uma proliferação incorreta das células.

Como identificar o tumor de Warthin

Essa neoplasia benigna pode, em um primeiro momento, ser confundida com um inchaço na lateral do rosto. Como costuma afetar a glândula parótida em apenas um dos lados, o inchaço é perceptível.

É nodular e pode ser indolor, o que faz com que muitos pacientes não busquem ajuda em um primeiro momento.

Quando causa alguma dor, não é forte. Também pode causar zumbidos no ouvido próximo ao tumor ou até surdez.

É importante ressaltar que o cistoadenolinfoma (outro nome desse tumor) pode chegar a 10 centímetros, mas seu tamanho médio varia entre 2 e 4 centímetros. Isso cria uma grande área de inchaço.

Existe um alvo mais comum?

O cistoadenoma linfomatoso papilar é mais comum em pessoas entre 50 e 70 anos de idade.

O público masculino costuma ser mais afetado. A maioria dos pacientes que desenvolvem esse tumor também possuem o hábito de fumar.

Qual o tratamento para o tumor de Warthin?

Como o tumor de Wathin é benigno, o tratamento é muito mais simples do que para os tumores malignos. O ideal é que seja feita uma cirurgia para remoção das glândulas salivares afetadas pela neoplasia.

Normalmente, após esse procedimento, o paciente não desenvolve outros tumores.

Mesmo com a taxa de reincidência baixa, o paciente deve continuar seu acompanhamento anual por garantia. As complicações pós cirurgia são raras, mas podem ocorrer.

O tumor costuma ficar localizado muito próximo ao nervo da face. Isso significa que há risco de paralisia, na maior parte das vezes temporária.

A remoção da glândula também pode causar uma pequena deformação no contorno do rosto ou uma vermelhidão na região.

É preciso tomar um cuidado extra com a região após a cirurgia. Uma boa higienização é essencial para garantir que não ocorra infecções ou outros problemas não diretamente ligados a doença.

Como evitar a doença

A melhor forma de prevenir a doença é indo regularmente ao dentista, que irá notar previamente alterações nessa região.

Manter hábitos saudáveis também é considerado uma forma de prevenir neoplasias. Beber a quantidade ideal de água, por exemplo, já pode mudar sua saúde – inclusive a saúde bucal!

Como essa neoplasia benigna está mais relacionada a pacientes com o hábito de fumar, largar o fumo é uma opção de prevenção. Existem diversos tratamentos que colaboram a quebra desse vício. Procure profissionais para te ajudar nesse processo.

Lembre-se: inchaços não são comuns e você deve procurar um dentista sempre que notá-los. Mesmo que não seja constatado o tumor de Warthin, outras doenças podem ser a causa.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.