Traumatologia forense atua junto com odontologia forense

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como a traumatologia forense é aplicada na área da odontologia

Você já deve ter visto em alguma série ou filme profissionais examinando lesões no corpo de alguém. Se você não conhece, esses profissionais atuam no campo da traumatologia forense.

Isso acontece porque depois de algum acidente ou traumatismo que causam lesões no nosso corpo, os profissionais da traumatologia forense são os responsáveis pelos exames e estudo das características e causas dessas lesões.

Traumatologia forense é uma área da medicina legal responsável pelo estudo de lesões causadas por traumas físicos ou psicológicos.

Neste artigo iremos tirar as suas dúvidas sobre a relação da traumatologia forense com a odontologia. Vamos começar?

Conhecendo Mais Sobre a Área

Como já vimos, a traumatologia forense é uma área da medicina legal. Por isso, para atuar na área da traumatologia médico legal, você precisa se graduar em medicina primeiro.

O curso de medicina dura 6 anos. A grade curricular vai variar de uma faculdade de medicina para a outra e também de ano para ano.

No entanto, as matrizes estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC) devem ser respeitadas e cumpridas. Há conteúdos que devem ser obrigatoriamente ensinados em todas as faculdades.

No entanto, o nome dado a disciplina pode variar.

Depois de concluído a graduação, você garante o diploma e pode atuar na área como clínico geral.

Agora, se você se interessa pelo ramo de traumatologia forense, você precisa realizar um curso de especialização.

No curso de especialização você irá aprender sobre as particularidades da área. Por exemplo, como realizar o exame de delito (exame pericial).

Traumatologia Forense e Odontologia

Como já vimos, os profissionais da área da traumatologia estudam e analisam as características e causas das lesões corporais. Essa área está relacionada com a Medicina e com o Direito.

Mas não é apenas a área médica que tem ramos que unem esses dois estudos. A área odontológica também! A odontologia, então, tem a odontologia forense.

A Odontologia Forense, conhecida também como Odontologia Legal, é a área odontológica que trabalha com a Justiça. Dessa forma, o profissional pode escolher em qual vara deseja atuar: cível, criminal e trabalhista.

Além disso, há a possibilidade de se envolver com processos administrativos e éticos.

O campo da odontologia forense nas investigações criminais é o que mais possui demandas, abrangendo a identificação de restos humanos principalmente. Os profissionais dessa área são responsáveis por:

  • Processos de pacientes contra profissionais por conta de possíveis erros;
  • Fiscalização dos não pagamentos dos serviços prestados pelo dentista;
  • Estimar de idade de pessoas.
  • Identificação humana em acidentes crimes, caso os corpos estejam mutilados ou em estado de decomposição;
  • Verificar a marca de mordidas.
  • Acidentes que envolvam o sistema estomatognático;
  • Estudar doenças bucais originadas pelas condições de trabalho.
  • Processos administrativos
  • Procedimentos assegurados pelo convênio de saúde;
  • Testes de produtos que ainda não estão sendo comercializados.
  • Processos éticos
  • Julgamentos para analisar a conduta ética do dentista.

Em alguns casos, a traumatologia forense e a odontologia forense podem atuar de forma interdisciplinar. Isso para chegar à conclusões sobre os casos das vítimas ou pacientes o mais rápido e de forma eficiente.

Ramiro Murad

Ramiro Murad

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.