PACIENTES

Tracionamento ortodôntico expões os dentes inclusos

Tracionamento ortodôntico expões os dentes inclusos

Por acaso você sabe como é realizado esse tratamento?

Antes de nascer, todos os nossos dentes estão inclusos. O problema acontece quando eles permanecem assim, e não erupcionam. Aí pode ser necessário a realização do tracionamento ortodôntico.

Mas por acaso você já ouviu falar sobre a técnica de tracionamento ortodôntico?

O tracionamento ortodôntico é um procedimento cirúrgico que expõe o dente incluso. Em seguida, o órgão dental é guiado, de forma ortodôntica, para a sua posição correta na arcada dentária.

A inclusão dentária ocorre principalmente nos terceiros molares e nos caninos superiores. Apesar disso, a inclusão não é uma exclusividade desses dentes, e pode afetar qualquer elemento dentário.

A anomalia pode ser ocasionada por obstáculos mecânicos, patologias, má posição do dente e falta de espaço na arcada dentária, entre outros motivos.

Como é realizado o tracionamento ortodôntico

Como já dissemos, o procedimento é responsável por solucionar a posição do dente, colocando-o na posição correta.

Para exemplificar o tratamento, iremos descrever o caso mais frequente, que é o realizado realizado nos dentes caninos.

Inicialmente, o profissional, a partir de um procedimento cirúrgico, expõe o dente canino que estava incluso.

Muitas vezes é necessária a utilização de uma broca para remover o osso de recobrimento do dente e deixá-lo corretamente visível.

Em seguida, um braquete ou botão é colado no dente canino incluso e no posterior. Eles ficam ligados através de um fio.

Por fim, é realizada a sutura entre todos os tecidos descolados.

Aparelho ortodôntico é fundamental para o tratamento

O aparelho ortodôntico é fundamental nos casos de racionamento de dentes inclusos, pois forças serão aplicadas com a finalidade de devolver esse dente ao seu correto posicionamento.

O tracionamento toma ainda mais relevância quando falamos dos dentes caninos. Eles são importantíssimos para a arcada dentária, principalmente por seu papel durante a mastigação.

Dessa maneira, quando eles se apresentam inclusos, o aparelho ortodôntico consegue funcionar como uma solução eficaz para corrigir as funções e estética do sorriso.

É fundamental destacar que o diagnóstico precoce faz muita diferença no tratamento.

Para completar, o paciente deve seguir os cuidados indicados pelo ortodontista.  Caso contrário, podem acontecer prejuízos para sua saúde bucal, como a reabsorção radicular lateral nos dentes vizinhos ao tracionado.

Isso pode ocorrer quando a força da tração não está corretamente regulada.

Quando é necessário remover os caninos?

Em alguns casos o dentista pode decidir pela remoção do dente incluso. Porém, antes de tudo é necessário observar se o dente está posicionado vestibularmente ou em direção palatal.

Quando o dente está na face vestibular, um retalho no tecido gengival poderá ser realizado para permitir a remoção do osso que recobre o dente.

Contudo, se o dente estiver localizado na face palatina, sua remoção se tornará muito mais difícil. Por isso, quando o canino é impactado por essa anomalia, a avaliação mais importante que o profissional pode realizar é da posição dental.

Agora você já está por dentro sobre o que é o tracionamento ortodôntico. Lembre-se de realizar consultas de rotina com o seu profissional de confiança, para que ele possa identificar o problema e buscar tratá-lo da melhor maneira possível.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também