Tipos de dentina: descubra as particularidades de cada uma

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui as funções dos tipos de dentina para a saúde bucal

Quando sorrimos, conseguimos ver os nossos dentes saudáveis e bonitos. Mas você sabia que em uma camada mais interna do dente nós encontramos os tipos de dentina?

Pois é, muitas pessoas não sabem disso, mas a anatomia do nosso dente é extensa. Por isso, é importante conhecer mais sobre ela e sobre os tipos de dentina.

Os tipos de dentina são divisões dessa camada interna do dente. Eles são separados por características fisiológicas, localização da camada e funções.

Quer entender mais sobre a dentina e suas classificações? Então, fique ligado neste artigo! Assim, conseguimos tirar suas dúvidas e mostrar curiosidades sobre o tema. Vamos começar!

Conhecendo mais sobre a dentina

Como já vimos, a dentina é a camada (ou tecido) interna dos nossos dentes. Ela se localiza debaixo do esmalte dentário. Além disso, ela faz parte de uma estrutura chamada de complexo dentino-pulpar.

Essa estrutura é formada pela camada interna, como já sabemos, e pela polpa dentária. Esse complexo é responsável pela proteção biológica dos dois tecidos.

Quais são os tipos de dentina?

Há três tipos principais da camada interna: a dentina primária, a secundária e a terciária. Agora, vamos conhecer mais sobre cada uma dessa divisão!

Primária

Esse tipo é considerado a camada interna original do nosso dente. Isso porque ela é formada já na primeira camada e se estende até a raiz em formação.

Além disso, o tipo primário se apresenta quando o dente está em processo de oclusão. Curiosidade: ela tem influência na forma do dente.

Secundária

A dentina secundária, diferentemente da primária, é formada com a raiz já desenvolvida. Por esse motivo, a sua deposição é feita de forma mais lenta.

Terciária

A dentina terciária não se assemelha aos outros tipos porque ela não é de natureza fisiológica. Pelo contrário, a terciária é formada como resposta a um estímulo patológico.

Ou seja, ela é formada a partir da ação de agentes externos. Como exemplo, nós temos a cárie e traumas dentários.

O tipo terciário pode ser subdivido em dentina reacional e dentina reparadora. A reacional é causada por agentes externos crônicos e que não causam alterações muito intensas, como a cárie.

Enquanto isso, a reparado é causada por agentes externos agudos e que causam alterações muito intensas, como os traumas dentários.

Cuide da saúde bucal!

Quando você cuida da higiene oral, as chances de você ter uma camada interna saudável são altas. Por isso, mantenha uma rotina de limpeza básica.

O primeiro passo é escovar os dentes depois das refeições e antes de dormir. Escove os dentes e a língua. Além disso, passe o fio dental e o enxaguante bucal.

Mantenha uma alimentação saudável e consuma bastante água! Dica: evite o consumo de bebidas alcoólicas e evite fumar.

Agora que você já conhece como sobre os tipos de dentina e como cuidar da saúde delas, que tal marcar uma consulta com o dentista de confiança? Assim, você recebe orientações complementares e mantem o sorriso bonito.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.