Complexo dentino-pulpar é importante para saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como é feita a proteção do complexo dentino-pulpar

Conhecer todas as estruturas que fazem parte do elemento dental nos ajuda a entender a importância de uma limpeza e escovação adequadas. Você, por exemplo, conhece o complexo dentino-pulpar?

Ele é essencial para a funcionalidade do nosso dente. Neste artigo iremos descobrir mais sobre o complexo dentino-pulpar. Mas antes de qualquer coisa, vamos entender o que ele é.

O complexo dentino-pulpar é uma estrutura dentro da nossa cavidade bucal formado pela dentina e pela polpa dentária. Duas estruturas essenciais para o nosso dente.

Conhecendo mais sobre o Complexa Dentino-Pulpar

A estrutura dentino-pulpar, como já vimos, é formada pela dentina e pela polpa. Assim, a dentina é a camada interna que está debaixo do esmalte dentário.

A polpa dentária é a estrutura interna do dente, o local onde os vasos sanguíneos e nervos passam dentro da boca. Desse modo, a proteção biológica da polpa e da dentina acontece por causa do complexo esmalte-dentina.

Fora da proteção biológica, é possível que alguns materiais façam a proteção. Por isso, eles têm propriedades biológicas ativas e mecânicas.

Esses materiais de proteção indireta são:

  • Cimento de ionômero de vidro;
  • Hidróxido de cálcio; e
  • Mineral trióxido agregado (MTA):

Alterações no Complexo Dentino-Pulpar

Alguns dos problemas bucais que mais afetam esse complexo são:

  • Cárie: é uma lesão estrutural causada pela bactéria no dente. Ela perfura o esmalte do dente, desenvolve placas duras e com coloração escura. Caso não tratada, pode causar o abcesso.
    A) Sintomas: dor no dente, sensibilidade dentária na hora de comer ou beber e dor ao morder, colorações mais escuras e aparentes pequenos buracos nos dentes.
    B) Tratamento: o procedimento ideal é remover a bactéria bucal por meio da obturação.
  • Trauma: é toda e qualquer pancada que possa causar lesões na boca, abrangendo os dentes, os ossos de sustentação, a gengiva e todos os tecidos moles. Os tipos de ferimentos dividem-se em: fratura no esmalte, fratura entre a coroa e a raiz, concussão, subluxação, luxação e avulsão.
    A) Sintomas: batida muito forte na boca, alteração da cor do dente, dor e sensibilidade.
    B) Tratamento: restauração dentária e extração do dente.

Como cuidar do Complexo Dentino-Pulpar?

Com cuidados bucais diários, você consegue evitar problemas futuros que afetam negativamente o complexo da boca.

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes.

Lembre de sempre escovar a língua porque ela também tem bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. É importante tentar não passar a escova bruscamente.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é necessário limpar toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode recomendar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza todos os dias.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.

Caso você faça algum esporte, não se exponha! Portanto, use protetores bucais e tome cuidado com batidas perto da boca.

Além disso, faça visitas regulares ao dentista de confiança. Assim, você garante a saúde do complexo dentino-pulpar.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.