Terceiro molar incluso é removido de maneira cirúrgica

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui qual é o protocolo de atendimento para pacientes com o terceiro molar incluso

Na odontologia, quando um dente está incluso quer dizer que ele não irrompeu na cavidade bucal. Muitos pacientes, por exemplo, apresentam o terceiro molar incluso.

Os dentes inclusos, como o terceiro molar incluso, podem ficar nessa situação pelo resto da vida do paciente. No entanto, em alguns casos é necessária a extração do elemento dentário.

O terceiro molar incluso é aquele dente localizado no osso maxilar que não irrompeu. Curiosidade: o dente terceiro molar também é conhecido popularmente como dente do siso.

Se você ficou interessado pelo assunto, então fique ligado neste artigo. Isso porque vamos tirar todas as suas dúvidas e mostrar curiosidades sobre o terceiro molar incluso. Vamos começar?

Conhecendo Mais Sobre o Dente do Siso

Como já vimos, o terceiro molar é o dente do siso. Ele é o último elemento dentário a nascer e, na maioria dos casos, aparece entre os 12 e 20 anos. No total, são quatro sisos: dois na arcada superior e dois na arcada inferior.

Algumas pessoas nem chegar a apresentar o dente do siso. No entanto, as que apresentam algum dos quatro sisos precisam ficar atentas. Isso porque algum dos dentes do siso podem ficar inclusos.

Com isso, eles não irrompem e podem ficar presos dentro do tecido gengival ou no próprio osso do paciente. Esse processo pode desencadear inflamações na região do terceiro molar.

Nesses cenários, o paciente apresenta sintomas como:

  • Mau hálito;
  • Dores agudas, tanto nos dentes, quanto no rosto e na cabeça;
  • vermelhidão na região da boca onde está localizado; e
  • Gânglios inflamados no pescoço ou abaixo da região mandibular.

Quando o paciente apresenta um quadro crítico, os profissionais na odontologia indicam a extração de siso.

Protocolo de Atendimento Para Pacientes Com o Terceiro Molar Incluso

Antes da extração, também conhecida como cirurgia de remoção de dente, o profissional pode indicar o uso de medicamentos. Dessa forma, o paciente tem as dores aliviadas.

A extração dos terceiros molares inclusos requer uma anestesia em parte da boca.

Na maioria dos casos, a anestesia utilizada é local. Assim que o anestésico fizer efeito, o profissional começa o procedimento cirúrgico de remoção dos terceiros molares impactados.

Em casos clínicos mais simples, o profissional já retira os quatro sisos em uma mesma sessão cirúrgica. No entanto, quando o caso é mais complicado, o profissional divide a remoção dos sisos em mais de uma sessão.

Devo Tomar Cuidados Pós-Cirúrgicos?

A resposta é sim! O paciente precisa ficar em repouso durante o período determinado pelo profissional. Na recuperação pós-cirúrgica, procure ter uma alimentação líquida ou pastosa até o dentista liberar comidas sólidas.

Além disso, coloque compressas de gelo para desinchar a área operada. Ainda, mantenha cuidados especiais com a saúde bucal. Por exemplo, escove os dentes com escovas de cerdas macias ou extra macias.

Por último, não esqueça de marcar uma consulta com o profissional responsável pela cirurgia. Dessa forma, ele analisa o processo de recuperação cirúrgica do terceiro molar incluso.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.