Confira aqui qual é o protocolo de atendimento para pacientes com o terceiro molar incluso
Na odontologia, quando um dente está incluso quer dizer que ele não irrompeu na cavidade bucal. Muitos pacientes, por exemplo, apresentam o terceiro molar incluso.
Os dentes inclusos, como o terceiro molar incluso, podem ficar nessa situação pelo resto da vida do paciente. No entanto, em alguns casos é necessária a extração do elemento dentário.
O terceiro molar incluso é aquele dente localizado no osso maxilar que não irrompeu. Curiosidade: o dente terceiro molar também é conhecido popularmente como dente do siso.
Se você ficou interessado pelo assunto, então fique ligado neste artigo. Isso porque vamos tirar todas as suas dúvidas e mostrar curiosidades sobre o terceiro molar incluso. Vamos começar?
Conhecendo Mais Sobre o Dente do Siso
Como já vimos, o terceiro molar é o dente do siso. Ele é o último elemento dentário a nascer e, na maioria dos casos, aparece entre os 12 e 20 anos. No total, são quatro sisos: dois na arcada superior e dois na arcada inferior.
Algumas pessoas nem chegar a apresentar o dente do siso. No entanto, as que apresentam algum dos quatro sisos precisam ficar atentas. Isso porque algum dos dentes do siso podem ficar inclusos.
Com isso, eles não irrompem e podem ficar presos dentro do tecido gengival ou no próprio osso do paciente. Esse processo pode desencadear inflamações na região do terceiro molar.
Nesses cenários, o paciente apresenta sintomas como:
- Mau hálito;
- Dores agudas, tanto nos dentes, quanto no rosto e na cabeça;
- vermelhidão na região da boca onde está localizado; e
- Gânglios inflamados no pescoço ou abaixo da região mandibular.
Quando o paciente apresenta um quadro crítico, os profissionais na odontologia indicam a extração de siso.
Protocolo de Atendimento Para Pacientes Com o Terceiro Molar Incluso
Antes da extração, também conhecida como cirurgia de remoção de dente, o profissional pode indicar o uso de medicamentos. Dessa forma, o paciente tem as dores aliviadas.
A extração dos terceiros molares inclusos requer uma anestesia em parte da boca.
Na maioria dos casos, a anestesia utilizada é local. Assim que o anestésico fizer efeito, o profissional começa o procedimento cirúrgico de remoção dos terceiros molares impactados.
Em casos clínicos mais simples, o profissional já retira os quatro sisos em uma mesma sessão cirúrgica. No entanto, quando o caso é mais complicado, o profissional divide a remoção dos sisos em mais de uma sessão.
Devo Tomar Cuidados Pós-Cirúrgicos?
A resposta é sim! O paciente precisa ficar em repouso durante o período determinado pelo profissional. Na recuperação pós-cirúrgica, procure ter uma alimentação líquida ou pastosa até o dentista liberar comidas sólidas.
Além disso, coloque compressas de gelo para desinchar a área operada. Ainda, mantenha cuidados especiais com a saúde bucal. Por exemplo, escove os dentes com escovas de cerdas macias ou extra macias.
Por último, não esqueça de marcar uma consulta com o profissional responsável pela cirurgia. Dessa forma, ele analisa o processo de recuperação cirúrgica do terceiro molar incluso.