Entenda um pouco mais sobre como essas técnicas funcionam
Você já ouviu falar sobre a odontologia humanizada? Trata-se de uma vertente da área que consiste em olhar para o paciente de uma forma diferenciada. Nela, muitas vezes, os profissionais recorrem à terapias alternativas durante os tratamentos.
Mas você sabe o que são e quais as principais terapias alternativas utilizadas no meio odontológico? Acompanhe este artigo e fique por dentro de tudo sobre a modalidade.
Terapias alternativas são métodos realizados em conjunto com tratamentos odontológicos com o objetivo trazer ao paciente uma experiência mais agradável e cômoda durante os procedimentos.
Dentre as terapias alternativas na odontologia mais comuns podemos citar a cromoterapia, aromaterapia e acupuntura. Vamos entender um pouco mais sobre cada uma delas.
Terapias alternativas: cromoterapia
Cromoterapia é uma técnica bastante utilizada para tranquilizar os pacientes muito ansiosos. Para isso, os profissionais analisam e aplicam a função terapêutica das cores.
Cada cor gera um impacto diferente nas pessoas, podendo despertar uma série de emoções e sentimentos. Assim, ao utilizar as cores de maneira correta, o dentista pode deixar o seu cliente mais calmo.
As cores que mais trazem a sensação de pacificidade são:
- Azul;
- Branco;
- Verde;
- Amarelo;
- Rosa claro
- Violeta;
- Salmão.
Elas podem ser usadas na decoração, nas paredes e até nos instrumentos odontológicos. É bom evitar cores muito intensas, como o vermelho. Elas são estimulantes para o nosso corpo e nos deixam mais agitados e nervosos.
Terapias alternativas: aromaterapia
Aromaterapia é a utilização de óleos essenciais e outros tipos de fragrâncias com o intuito de proporcionar bem-estar físico e psicológico aos pacientes.
Essa modalidade é utilizada principalmente no combate ao bruxismo. Para isso, os óleos mais indicados são os de lavanda e lemongrass.
O recomendado é, antes de dormir, aplicar uma gota de óleo em cada lado do travesseiro. Também é possível utilizar difusores elétricos, facilmente encontrados em lojas especializadas.
Assim, a essência de lavanda pode trazer equilíbrio físico e mental, além de combater o estresse, diminuindo os sintomas do bruxismo.
Enquanto isso, o lemongrass aumenta a concentração, acalma, e é altamente sedativo, podendo auxiliar pacientes com bruxismo a minimizar a disfunção oral.
Além disso, algumas soluções a base de óleos essenciais podem auxiliar no combate ao mau hálito, cáries e até mesmo a gengivite.
Terapias alternativas: acupuntura
A terapia foi desenvolvida originalmente na China. Mas logo a acupuntura se tornou uma técnica utilizada em todos os lugares do mundo.
A famosa aplicação de agulhas pelo corpo trabalha com estímulos externos nas regiões mais responsivas e sensíveis do corpo.
Ela é um tipo de terapia que visa promover a saúde do corporal por meio da aplicação de agulhas em pontos específicos. Além disso, essa técnica também se mostra útil aos tratamentos que cuidam da saúde bucal.
Com o estímulo das terminações nervosas feito pela agulhas em contato com a pele, mensagens são enviadas para o nosso cérebro.
Entretanto mensagem a ser enviada depende do ponto de estímulo. Desse modo, diferentes efeitos podem ser desencadeados pelo corpo.
Assim, a acupuntura é uma das terapias alternativas mais eficientes. Ela pode provocar ação analgésica, anti-inflamatória, relaxante muscular e, até mesmo, a de diminuição de ansiedade, auxiliando bastante os pacientes.