Tecnologia 3D aplicada na odontologia: vale a pena investir?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O uso desta nova tecnologia oferece diversas vantagens para o dentista e seus pacientes

Ao iniciar um tratamento ortodôntico, o dentista deve realizar um molde, processo que normalmente não é agradável aos pacientes. No entanto, com o uso da tecnologia 3D, isso pode se tornar mais fácil.

Afinal, o uso da tecnologia 3D na odontologia está contribuindo para revolucionar diversos tratamentos, proporcionando um atendimento com mais qualidade e eficiência.

A tecnologia 3D é uma das inovações de mercado que permite confeccionar um modelo tridimensional com várias camadas do material a ser trabalhado, usando uma impressora 3D.

Como é feito o uso da tecnologia 3D na odontologia?

Num primeiro momento, a aplicação desta tecnologia pode ser feita em uma fase de diagnósticos.

Isso acontece pela possibilidade de uso na análise da cavidade bucal, oferecendo uma perspectiva sobre qual será o melhor tratamento para o paciente através de um planejamento.

O exame é feito com imagens digitais, com o auxílio de um scanner intraoral. Assim, o dentista consegue verificar todas as estruturas da cavidade bucal.

Além disso, o profissional pode fazer uso da impressora 3D para imprimir os modelos das arcadas para estudos, testes e análises.

Dessa forma, o paciente pode experimentar e saber como será seu novo sorriso, o que pode deixá-lo mais satisfeito e atraído pelo tratamento.

Fora o diagnóstico, existem outros procedimentos que são favorecidas pela impressora:

  • Restaurações;
  • Próteses;
  • Cirurgias bucomaxilofaciais;
  • Aparelhos ortodônticos utilizados no tratamento;
  • Cirurgias de correção e reposição óssea;
  • Elaboração de implantes dentários;
  • Confecção de modelos.

A área mais beneficiada pela tecnologia 3D é a explora os alinhadores transparentes, que são feitos sob medida.

O equipamento utilizado pelo profissional é o CAD/CAM, que traça um desenho tridimensional dos dentes e das estruturas da boca.

Quais os benefícios oferecidos por essa tecnologia?

O uso da tecnologia 3D na odontologia oferece diversas vantagens. Confira quais são elas:

  1. Diferencial no mercado de trabalho, aumentando o reconhecimento do profissional que faz uso desta tecnologia;
  2. Otimização de processos;
  3. Produtos confeccionados mais resistentes;
  4. Precisão no processo de confecção de moldes, de aparelhos e de peças;
  5. Aumento de produtividade na rotina de trabalho;
  6. Mais lucro por conta do aumento na produtividade e na diminuição dos custos com materiais de confecção de moldes;
  7. Mais conforto e segurança para o paciente.

Vale a pena investir na tecnologia 3D?

Talvez, a resposta mais esperada para o texto seja se a odontologia 3D realmente vale a pena. Mas, para entender isso, é preciso saber o valor da impressão tridimensional. Implementá-la no consultório odontológico não é algo complicado, desde que exista espaço físico apropriado e uma disposição financeira do dentista.

Além de ter o equipamento, o computador do profissional deve ser compatível, possuindo os softwares necessários. Então, veja o que você pode precisar, caso queira colocar em prática a impressão 3D na odontologia

Se o dentista decidir que a técnica não será proveitosa, pode terceirizá-la através de laboratórios especializados.

Mas ressaltamos que o retorno que a tecnologia 3D apresenta é bastante satisfatório. Por isso, se você tiver condições de adquiri-la, vale a pena investir.

Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.