Técnica de biofeedback alivia sintomas de dores orofaciais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como a técnica de biofeedback é relacionada com a área da odontologia

Quando o paciente apresenta dores orofaciais, o profissional da odontologia precisa encontrar recursos que aliviem os sintomas. Dessa forma, ele pode recorrer aos tratamentos odontológicos – incluindo a técnica de biofeedback.

Todo esse processo parte da análise do quadro clínico do paciente. Por isso, o profissional vai fazer exames clínicos e complementares para escolher o melhor recurso. Mas, afinal, o que é a técnica de biofeedback?

Técnica de biofeedback é um tipo de tratamento que reeduca o paciente quanto a sua tensão muscular. Dessa forma, as dores orofaciais podem diminuir.

Conhecendo Mais Sobre as Dores Orofaciais

A dor orofacial é toda dor que atinge a área dos dentes, da boca e dos maxilares. As principais dores orofaciais são:

  • Dor no dente;
  • Dores de cabeça;
  • Dores de ouvido;
  • Sensibilidade de articulações mandibulares e músculos utilizados na mastigação;
  • Dores com origem no sistema nervoso;
  • Dores psicogênicas; e
  • Dores por doenças graves (como tumores e AIDS).

As causas para essas dores são variadas. No entanto, muitas delas têm origem no sistema nervoso, além de estarem relacionadas com fatores psicológicos ou doenças graves.

Além disso, as dores orofaciais podem ser consequência do bruxismo ou problemas na gengiva.

Na maioria dos quadros clínicos de dores na face, o paciente manifesta problemas na articulação temporomandibular, também conhecida como ATM.

Essas alterações na articulação da mandíbula são conhecidas como DTM’s ou disfunções temporomandibulares.

Curiosidade: a articulação temporomandibular é responsável por toda a movimentação da mandíbula, inclusive por mover os músculos mastigatórios.

Técnica de Biofeedback na Área da Odontologia

A técnica de biofeedback na odontologia é aplicada durante sessões odontológicas.

Nos atendimentos, o profissional colocará um equipamento de biofeedback sobre o músculo afetado – na maioria dos casos o equipamento é sem fio.

Isso possibilita ao paciente o acompanhamento em tempo real da tensão muscular na área. Isso é possível porque os movimentos captados pelo equipamento são mostrados em uma tela.

Com o encaminhamento das sessões, o paciente consegue começar a controlar os músculos e sua força na região. O tratamento é feito a partir de três bases. Elas são:

1. Condicionamento operante;
2. Neuroplasticidade; e
3. Eletromiografia.

Quais São as Vantagens da Técnica de Biofeedback?

O recurso de biofeedback traz vantagens para o paciente. Um delas é que durante todo o tratamento é possível acompanhar  o nível de tensão muscular que ele sente na região mais afetada.

Por isso, é mais fácil de saber se a técnica está sendo válida para aquele determinado quadro clínico. Além disso, não é um método invasivo e os custos mensais são acessíveis. Desse modo, o paciente pode ficar mais tranquilo.

Ainda, com a técnica o paciente garante o fortalecimento, controle e relaxamento muscular. Tudo isso vai se manifestar a longo prazo e, consequentemente, o paciente apresentará menos dores após o tratamento.

Agora, que tal marcar uma consulta com o seu dentista de confiança? Assim, você entende se a técnica de biofeedback é adequada para o seu quadro clínico e irá auxiliar nas dores orofaciais.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.