Técnica do arco segmentado garante correção da oclusão dentária

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A técnica do arco segmentado é aplicada principalmente em casos de mal posicionamento dos dentes caninos e molares

Durante o tratamento ortodôntico, os profissionais precisam recorrer a técnicas que garantem o sorriso saudável e bonito do paciente. A técnica do arco segmentado surge como uma alternativa para a conclusão do tratamento.

Neste artigo, vamos tirar todas suas dúvidas e curiosidades sobre a técnica do arco segmentado. Vamos começar?

A técnica do arco segmentado (TAS) é um método biomecânico aplicado na ortodontia para a movimentação dentária.

Essa técnica foi proposta por Charles Burstone durante a década de 60. Por isso, ela também é chamada de técnica do arco segmentado de Burstone.

Conhecendo mais sobre a área da ortodontia

A ortodontia é a área odontológica responsável pela correção das posições dos dentes e ainda pelos ossos maxilares. Também cuida do desenvolvimento da arcada dentária. Ou seja, o ortodontista verifica qualquer alteração ou má formação nessa parte bucal.

Por meio da área ortodôntica, o ortodontista promove ao paciente uma melhora na saúde bucal, com uma aparência mais delicada e com os dentes em perfeito estado de conservação.

Curiosidade: muitos profissionais estudaram e seguiram o manual da técnica do arco segmentado para realizar um trabalho eficiente e otimizado.

Aplicação da Técnica do Arco Segmentado

Na maioria dos quadros clínicos, essa técnica é aplicada nos casos de comprometimento dos dentes caninos e molares. Mas o que seria esse comprometimento dentário? A resposta é simples: quer dizer que os dentes estão muito mal posicionados.

A TAS é aplicada a partir do sistema de forças. O método consiste em fazer a segmentação que deixa os dentes separados em blocos. Existem dois tipos de separação: a unidade ativa e a unidade reativa.

A unidade ativa corresponde aos dentes que se movimentarão. Enquanto isso, a unidade reativa corresponde aos dentes que sofrerão a ancoragem. Com isso, o profissional consegue ter controle sobre as forças aplicadas. Além disso, essa técnica permite que o profissional controle a movimentação dos dentes.

Isso tudo é garantido a partir do uso de dispositivos mecânicos. Os principais são: alça em T, alça de correção radicular, arco lingual, barra palatina e tubos.

Importante: a aplicação da técnica deve ser discutida com o dentista de confiança. Por isso, não tenha vergonha, faça perguntas e tire dúvidas sobre o tratamento com o profissional.

Quais são as vantagens da Técnica do Arco Segmentado?

Uma das principais vantagens desse método é que, comparada a outras técnicas, por exemplo a dos arcos contínuos, a do arco segmentado possibilita movimentos dentários maiores.

Fora isso, esse método também garante a movimentação dos dentes com grande volume radicular, ou seja, de raiz. Entre outras vantagens estão:

  • Dispositivos mecânicos que permitem o planejamento do tipo de movimentação dentária;
  • Possibilidade de prever os resultados;
  • Garantir poucas reações nos elementos dentários adjacentes.

Agora que você já conhece sobre a técnica do arco segmentado, que tal marcar uma consulta com o ortodontista de confiança? Assim, você consegue entender se a aplicação da técnica é a melhor para o seu quadro clínico.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.