Tecido muscular garante nosso sorriso, fala e mastigação

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Os músculos estão presentes em todo nosso corpo, incluindo a região oral

O tecido muscular está presente em cada uma de nossas expressões, além de ser essencial para a fala e mastigação. Com toda essa importância, é um assunto essencial também para os cirurgiões-dentistas.

Por isso, hoje vamos conversar mais sobre as estruturas do tecido muscular. Além disso, vamos apontar quais são os músculos presentes neste estrutura oral!

O tecido muscular é o que forma os músculos e possibilitam a mobilidade. Esse tecido é altamente responsivo e que obedece aos comandos do sistema nervoso.

Suas principais responsabilidades são a manutenção e mudança da postura, locomoção do organismo e movimentação dos órgãos internos. O tecido possui três classificações: estriado esquelético, estriado cardíaco ou liso.

Características do tecido muscular

A característica mais marcante dos tecidos musculares é sua capacidade de contração. Afinal, é ela que permite a movimentação interna e externa.

Como o tecido possui três tipos diferentes de células, os tecidos formados por elas ganharam nomes diferentes. Desse modo, os nomes dos tecidos musculares estão relacionados com suas funções no corpo humano.

É importante destacar que sem tecido muscular, um membro perde sua capacidade de movimentação.

Ou seja, para andarmos, sentarmos, levantarmos a mão, digitarmos no computador ou realizarmos qualquer ato que gere movimento, precisamos de músculos saudáveis.

Tipos de tecido muscular

Existem três tipos de tecido muscular: o tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco.

Para você entender melhor as diferenças entre cada um, separamos os tecidos em tópicos. Confira:

Muscular Liso

O tecido muscular liso é o que compõe a musculatura dos órgãos internos. Desse modo, podemos encontrá-lo na bexiga, no estômago, no intestino e até mesmo nos vasos sanguíneos.

Sua característica mais marcante é a contração lenta e involuntária.

Por isso, sua movimentação não depende da vontade do indivíduo – as contrações acontecem sem que a pessoa perceba, sempre seguindo as necessidades do próprio corpo ou órgão.

As células desse tecido são em formato de “olho”: levemente arredondadas no centro e mais finas nas duas pontas. Elas se dispõe em camadas.

Estriado esquelético

O tecido muscular estriado esquelético é o que compõe a maior parte dos músculos do corpo humano. São cerca de 650 músculos formados por esse tecido!

As células desse tipo de tecido são:

  • Cilíndricas;
  • Multinucleadas;
  • Longas;
  • Dispostas em feixes que apresentam estriações transversais.

Esse tecido é caracterizado pelas contrações rápidas e vigorosas. Por isso, alguns dos movimentos relacionados a esses músculos são a locomoção e a manutenção da postura.

Estriado cardíaco

O tecido estriado cardíaco, como o próprio nome diz, está ligado ao coração. Portanto, ele é um dos principais responsáveis pelo bombeamento de sangue, um movimento que é involuntário.

As células são alongadas e ramificadas. Desse modo, são bem parecidas com as células do tecido estriado esquelético, mas, ao contrário delas, as células do músculo cardíaco possuem apenas dois núcleos.

A movimentação desse tecido é rápida, rítmica e involuntária.

Quais são os músculos da boca?

Os músculos da boca são 12. Confira seus nomes:

  • Bucinador;
  • Depressor do Lábio Inferior;
  • Depressor do Ângulo da Boca;
  • Levantador do Lábio Superior;
  • Levantador do Lábio Superior e Asa do Nariz;
  • Levantador do ângulo da Boca;
  • Mentoniano;
  • Orbicular da Boca;
  • Risório;
  • Transverso do Mento;
  • Zigomático Maior;
  • Zigomático Menor.

Gostou de saber mais sobre o tecido muscular? Confira outros artigos da Simpatio sobre os tecidos do corpo humano!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.