DENTISTAS

Tecido conjuntivo: composição e importância na saúde bucal

Tecido conjuntivo: composição e importância na saúde bucal

Presente em várias partes do corpo, o tecido conjuntivo tem papel importante na cavidade oral

Entendemos que é necessário conhecer todas as estruturas da nossa boca – seja você dentista ou não. Existem diversos elementos que compõem a cavidade, nervos, ossos e também o tecido conjuntivo.

O tecido conjuntivo tem um papel muito importante dentro da cavidade oral. Porém, poucos sabem reconhecê-lo e suas funções. Então, vamos começar definindo o que é tecido conjuntivo:

O tecido conjuntivo é considerado o tecido de conexão do corpo. É composto de matriz extracelular, células e fibras. Existem diversos tipos de tecido conjuntivo pelo corpo, dos ossos ao sangue.

Por ser um tema muito amplo, vamos focar no que nos interessa: o tecido conjuntivo na cavidade bucal. Na boca, esse tecido também é conhecido como lâmina própria.

O papel do tecido na boca

O tecido conjunto é predominante na gengiva. Ele é considerado como um tecido de conexão e aqui seu papel não é diferente. O tecido conecta, sustenta, protege e preenche toda a área das gengivas superior e inferior.

É, portanto, essencial para nossa saúde bucal. Sem o tecido conjuntivo os dentes, raízes e ossos não durariam muitos dias.

Do que é formada a lâmina própria?

Os tecidos conjuntivos do corpo tem diferentes formações. Afinal, as necessidades do osso não são as mesmas do sangue, por exemplo.

Na boca, a lâmina própria é formada, principalmente, por fibras colágenas, fibroblastos, vasos e nervos. Desses quatro elementos, podemos destacar as fibras colágenas, que ocupam a maior parte do volume gengival.

No entanto, os fibroblastos também tem papel de destaque. Por isso, separamos um tópico apenas para esse tipo celular, confira:

Fibroblastos

O fibroblasto é a célula mais presente no tecido conjuntivo. Isso porque ela é a responsável pela produção de todas as fibras que constituem o tecido conjuntivo, entre elas as fibras colágenas.

As fibras produzidas por essa célula são:

  • Fibras reticulares, estão presentes nas interfaces epitélido-tecido conjuntivo e endotélio-tecido conjuntivo;
  • Fibras oxitalâmicas, mais presentes no ligamento periodontal;
  • Fibras elásticas, estão presentes na gengiva e no ligamento periodontal em associação com vasos sanguíneos;
  • Fibras colágenas, é o mais importante dos componentes do periodonto.

Seu papel na mucosa bucal

O tecido conjuntivo é um dos dois componentes que formam a mucosa bucal – que é quem reveste toda a cavidade bucal! É, portanto, essencial para que a mucosa bucal exista, assim como diversas estruturas bucais.

A mucosa pode ser encontrada em outras áreas do corpo, principalmente em áreas que tem contato direto com o mundo externo, como o trato respiratório.

Ela ajuda na proteção e a manter o local úmido, conforme o corpo precisa. Nessas outras regiões, o tecido conjuntivo também está presente.

Como manter o tecido saudável?

A única forma de manter os tecidos conjuntivos saudáveis é com uma higiene bucal completa e idas regulares ao dentista.

Isso porque todas as doenças que atingem esse tecido são causadas, direta ou indiretamente, pela falta de higienização correta.

Agora você já conhece o tecido conjuntivo, sua formação e funções! Fique de olho aqui na Simpatio para descobrir mais sobre outras partes da cavidade bucal.

ACESSO RÁPIDO
    Silmara Alves Rozo Ducatti
    Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

    Leia também