Team building na odontologia ajuda a unir a equipe

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Conforme sua clínica odontológica cresce, maior vai se tornando sua equipe, e gerenciá-la se torna uma tarefa cada vez mais difícil. Afinal, o número de pessoas com diferentes ideias, objetivos e perfis aumenta. Assim, aplicar o team building na sua clínica pode ser sua melhor saída para evitar que todas essas diferenças interfiram no seu negócio.

Quando o team building é aplicado na rotina da sua clínica, melhores são os resultados alcançados, a comunicação e as relações de trabalho. Mas você sabe o que significa esse termo e como aplicar ele?

Team building nada mais é que o conjunto de atividades e técnicas que têm como objetivo estreitar os laços entre os membros de um grupo, a fim de torná-lo um verdadeiro time.

Quer saber como aplicar o team building na odontologia? Então, é só continuar com a gente!

O que é team building?

O primeiro passo para começar a aplicar as técnicas que envolvem o team building é entender do que se trata. Então, o que é team building?

O termo “team building” pode ser traduzido como “formação de equipes“. Porém, você já tem uma equipe, certo? Então, o que isso quer dizer?

A filosofia team building surgiu entre os anos 1920 e 1930 por meio das experiências de Hawthorne numa fábrica de Chicago. Inúmeras pesquisas foram realizadas a fim de estudar o ambiente de trabalho e seus vários aspectos.

Os resultados demostraram que, quanto maior é o sentimento de unidade entre os colaboradores de determinada organização, maior é a produtividade de determinada empresa.

Veja, certamente possuir duas ou mais pessoas trabalhando com você constitui-se um grupo de funcionários. Porém, isso não quer dizer que esse grupo é uma equipe.

Nesse contexto, o significado de equipe é um pouco mais complexo e não se resume apenas a um número de pessoas reunidas.

Ser uma equipe – ou um time -, trata-se de um grupo que possui objetivos em comum, que estão alinhados entre si e com os objetivos da sua clínica odontológica.

Logo, o team building é um conjunto de estratégias utilizadas para transformar seu grupo em uma equipe, de forma a ser um time coeso.

Portanto, o objetivo aqui é estimular as relações sociais dos seus colaboradores, incentivar o espírito de equipe, criar sinergia e melhorar a comunicação do seu time, fazendo com que sua equipe tenha um desempenho elevado.

Em síntese, o team building é um método que une a construção de um time, o treinamento de funcionários e o estreitamento das relações internas com o objetivo de alcançar melhores resultados.

Mas,você sabe qual é a melhor forma de fazer isso?

Como aplicar o team building na minha clínica odontológica?

A base para aplicar a filosofia é o treinamento e a criação de regras que devem ser seguidas por todos, a fim de padronizar a qualidade no atendimento dos pacientes e a realização dos procedimentos odontológicos.

Mas, como dissemos anteriormente, o team building é um conjunto de técnicas e atividades que tem como propósito a formação de uma verdadeira equipe. Contudo, essas técnicas nem sempre são iguais e se aplicam à todas as empresas.

Isso porque cada negócio possui um perfil, entrosamento e uma motivação diferente entre seus colaboradores, aspectos que precisam ser analisados.

Entretanto, existem algumas ações gerais que podem ser aplicadas facilmente à sua equipe odontológica. Confira algumas delas a seguir:

  1. Fomente o surgimento de lideranças naturais
  2. Torne o ambiente de trabalho saudável
  3. Motive sua equipe
  4. Faça reuniões de alinhamento
  5. Aponte as lições aprendidas

Fomente o surgimento de lideranças naturais

A atuação de líderes sob uma equipe é sempre positiva, uma vez que as responsabilidades de mais complexidade são divididas e o ambiente é melhor organizado.

Contudo, é preciso identificar quais são os possíveis líderes dentro da sua equipe, aqueles que influenciam os demais colegas e possuem maior voz ativa.

Esse, geralmente, é o colaborador que consegue organizar melhor as tarefas e motivar os colegas mesmo sem um cargo formal de liderança.

Torne o ambiente de trabalho saudável

Um dos principais motivos que desestimula sua equipe é trabalhar num ambiente ruim, com colegas pessimistas, sem perspectivas e inimigos uns dos outros.

Ambientes como esse são comuns em empresas que estimulam excessivamente a competitividade.

Encontre estratégias para tornar o ambiente de trabalho o mais saudável possível, de forma que, ao se depararem com dificuldades, seus colaboradores possam pensar em unidade e não de forma individual e competitiva.

Estimule as relações interpessoais da sua equipe.

Motive sua equipe

É comum que uma equipe seja desmotivada quando não possui papéis bem definidos e não consegue enxergar um objetivo a ser alcançado.

Deixe que seus colaboradores compreendam os objetivos da sua clínica e mostre que os resultados são benéficos a todos. Estipule metas.

Quando sua equipe sabe quais serão os objetivos a serem alcançados, se sentirá mais motivada a ir atrás deles.

A desmotivação também é comum quando há trabalho em excesso, pouco descanso e poucos benefícios. Proporcione qualidade de vida no trabalho a sua equipe.

Faça reuniões de alinhamento

Fazer reuniões rápidas e frequentes é importante para ouvir o que sua equipe pensa e identificar possíveis melhoras nos processos da sua clínica.

Aqui, sua equipe pode relatar insatisfações e propor soluções para os problemas. Reuniões rápidas e frequentes garantem que possíveis problemas não se prolonguem e sejam resolvidos o mais rápido possível, melhorando a satisfação do seu time.

Aponte as lições aprendidas

Baseado nas reuniões, aponte as lições aprendidas, de modo que seja possível registrar em um documento quais foram os problemas enfrentados e quais forma as soluções utilizadas.

Deixe o documento exposto como forma de incentivo e lembrete de que todos os problemas dentro da sua clínica podem ser resolvidos.

Além disso, quando surgirem problemas similares, será mais fácil encontrar uma solução mediante aquilo que já deu certo anteriormente. Da mesma maneira, será possível eliminar aquilo que não resolveu a questão, encontrando soluções mais eficientes.

Gostou de saber como aplicar o team building na sua clínica odontológica? Agora é só começar a colocar em prática suas estratégias de gestão de pessoas.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.