Metas do consultório odontológico ajudam a alcançar resultados

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba como definir suas metas do consultório odontológico

Como sabemos, gerir um consultório odontológico não se trata apenas de realizar atendimentos. A gestão envolve diversos processos administrativos. Por isso, um bom planejamento requer uma definição de metas do consultório.

A definição de metas do consultório odontológico auxiliam o dentista a desenvolver planejamentos e alcançar mais lucratividade, produtividade e eficiência. Mas você sabe o que realmente são metas e como defini-las?

Metas do consultório são pequenos passos a serem cumpridos rumo a um objetivo. Elas podem ser metas financeiras, metas de atividades, e até mesmo, metas de redução de custos.

Como Definir Metas Para o Meu Consultório Odontológico?

Como dissemos, uma boa gestão odontológica, além de cuidar dos processos administrativos precisa definir metas, pois são elas que estabelecerão “um rumo” não apenas para você, mas também para sua equipe.

Contudo, essa nem sempre é uma tarefa fácil se o dentista não possui um objetivo.

Portanto, primeiro passo para começar a definir as metas para o consultório odontológico é definir um objetivo. Objetivos são descrições daquilo que se quer alcançar, o seu propósito.

As metas serão criadas a partir do seu objetivo. Por exemplo, seu objetivo é tornar sua clínica odontológica famosa? Ficar rico? Atingir determinado público?

Então, estipule metas que te levarão ao seu objetivo, como investir mais agressivamente no marketing por 3 meses ou aprimorar seu fluxo de caixa e sua gestão financeira .

Suas metas devem ser:

  1. Específicas: ou seja, devem ser diretos claros e muito bem determinados, sem redundâncias;
  2. Mensuráveis: isto é, passíveis de análise e mensuração, por exemplo, por valores;
  3. Atingíveis: ou seja, devem ser possíveis. Lembre-se que obstáculos não tornam as metas inatingíveis, saiba diferenciar;
  4. Realistas: devem condizer com a realidade e com o contexto no qual você está inserido;
  5. Temporizáveis: devem possuir um prazo para serem cumpridas. Ou seja, podem ser metas anuais, trimestrais ou ainda mensais, por exemplo.

Após criar e definir as metas do seu consultório odontológico, o próximo passo é saber como alcançá-la.

Por exemplo, se você definir uma meta de captação de um determinado número de clientes por mês, é preciso definir como chegar a esse número.

Nesse caso, investimento em marketing e melhorias no atendimento são boas estratégias para atingir a meta. Assim, junto com ela, sempre aponte maneiras de alcançá-la.

Como Aplicar as Metas e Atingir Bons Resultados?

Veja, não adianta definir metas e planejar estratégias para alcança-las, se não colocar todo esse planejamento em prática, certo? Para que isso ocorra é preciso seguir alguns passos essenciais:

  1. Visualização: certifique-se de que suas metas poderão ser visualizadas sempre por você e por seus colaboradores;
  2. Monitoramento: lembre-se de acompanhar sempre suas metas e monitorar seu desempenho por todo o percurso para saber o que pode ser melhorado atingi-la;
  3. Envolvimento: mantenha seus colaboradores envolvidos com as metas do consultório, aumentando o engajamento e compartilhando o sucesso de metas atingidas;
  4. Transparência e resultados: independente dos resultados, seja sempre transparente com os seus colaboradores e também consigo. Apresente os resultados e mostre que sua equipe se emprenhou por eles.

Lembre-se, nem sempre metas não cumpridas é sinal de fracasso. Se isso acontecer, é hora de sentar e pensar no que pode ter dado errado, corrigir esses pontos e tentar novamente.

Repense os pontos apresentados no artigo e, se preciso, determine metas menores. Afinal, começar com pequenos passos não é nenhuma vergonha!

Dessa forma, suas metas do consultório odontológico serão alcançadas e seu planejamento gerará resultados.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.