Funções da submucosa e suas principais características

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Tecido ajuda a revestir a boca além de conter outras estruturas importantes para a cavidade oral

A cavidade oral é uma parte complexa do corpo humano e que dispõe de diversas estruturas para o seu bom funcionamento. Como exemplo, podemos citar a submucosa que temos na boca.

Você conhece as principais características e funções da submucosa que temos em nossas bocas?

A submucosa é um tecido da boca que pode ser encontrado na parte abaixo da mucosa oral.

Características da submucosa oral

A submucosa da boca é caracterizada por ser um tecido conjuntivo frouxo. Ela é altamente vascularizada, ou seja, conta com um grande número de vasos sanguíneos em seu interior.

Desse modo, alguns dos vasos contam com maior calibre e podem ter em seu interior estruturas como o tecido adiposo, estruturas glandulares e músculos.

Além disso, ela é uma das estruturas presentes na chamada mucosa de revestimento.

Isso significa que a função da submucosa, assim como a da muscosa oral de revestimento, é forrar a cavidade oral, que está em constante atrito graças ao impacto do movimento mastigatório.

Desse modo, a mucosa de revestimento está presente nas seguintes regiões da boca:

  • Lábios;
  • Bochecha;
  • Soalho bucal;
  • Língua;
  • Palato mole.

Lábios

Os lábios podem ser divididos em: região externa coberta por pele, zona de transição e porção interna. A área externa conta com o revestimento de um epitélio estratificado e queratinizado.

Além disso, sua estrutura conta com uma escassa quantidade de papilas conjuntivas. Nessa região, a submucosa contém glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas.

Já na zona de transição podemos descrever um epitélio fino, estratificado e queratinizado. Suas características permitem que através dele sejam vistas os vasos sanguíneos.

A mucosa da parte interna dos lábios também é estratificada. Contudo, ela não é queratinizada. Nela há grande presença da submucosa oral, na qual se encontra grandes quantidades de glândulas de secreção e células adiposas.

Bochechas

A mucosa oral que reveste o interior das bochechas conta com um epitélio estratificado e não queratinizado. Além disso, ele é composto de algumas poucas papilas conjuntivas rasas.

Quanto à submucosa, nela estão presentes o tecido adiposo e as glândulas mistas.

Soalho bucal

A mucosa oral dessa parte da boca é delgada e conta com um epitélio estratificado e não queratinizado. A lâmina do tecido conjuntivo, por sua vez, apresenta fibras colágenas e elásticas.

Ainda, a submucosa oral dessa região é ampla. Novamente, nela está presente o tecido adiposo. Contudo, diferente das demais áreas, nessa região ela conta também com glândulas sublinguais.

Língua

A superfície ventral da língua é revestida por uma mucosa delgada. Desse modo, sua submucosa também é delgada e une a mucosa ao tecido conjuntivo responsável por envolver os feixes de músculos da língua.

O epitélio que a compõe é estratificado pavimentoso e não queratinizado.

Palato mole

A mucosa presente no palato mole conta com epitélio estratificado e não queratinizado e lâmina própria com fibras elásticas. Essas fibras são responsáveis por separar a lâmina da submucosa oral.

Essa submucosa, por sua vez, conta com glândulas salivares do tipo mucoso

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.