Tecido ajuda a revestir a boca além de conter outras estruturas importantes para a cavidade oral
A cavidade oral é uma parte complexa do corpo humano e que dispõe de diversas estruturas para o seu bom funcionamento. Como exemplo, podemos citar a submucosa que temos na boca.
Você conhece as principais características e funções da submucosa que temos em nossas bocas?
A submucosa é um tecido da boca que pode ser encontrado na parte abaixo da mucosa oral.
Características da submucosa oral
A submucosa da boca é caracterizada por ser um tecido conjuntivo frouxo. Ela é altamente vascularizada, ou seja, conta com um grande número de vasos sanguíneos em seu interior.
Desse modo, alguns dos vasos contam com maior calibre e podem ter em seu interior estruturas como o tecido adiposo, estruturas glandulares e músculos.
Além disso, ela é uma das estruturas presentes na chamada mucosa de revestimento.
Isso significa que a função da submucosa, assim como a da muscosa oral de revestimento, é forrar a cavidade oral, que está em constante atrito graças ao impacto do movimento mastigatório.
Desse modo, a mucosa de revestimento está presente nas seguintes regiões da boca:
- Lábios;
- Bochecha;
- Soalho bucal;
- Língua;
- Palato mole.
Lábios
Os lábios podem ser divididos em: região externa coberta por pele, zona de transição e porção interna. A área externa conta com o revestimento de um epitélio estratificado e queratinizado.
Além disso, sua estrutura conta com uma escassa quantidade de papilas conjuntivas. Nessa região, a submucosa contém glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas.
Já na zona de transição podemos descrever um epitélio fino, estratificado e queratinizado. Suas características permitem que através dele sejam vistas os vasos sanguíneos.
A mucosa da parte interna dos lábios também é estratificada. Contudo, ela não é queratinizada. Nela há grande presença da submucosa oral, na qual se encontra grandes quantidades de glândulas de secreção e células adiposas.
Bochechas
A mucosa oral que reveste o interior das bochechas conta com um epitélio estratificado e não queratinizado. Além disso, ele é composto de algumas poucas papilas conjuntivas rasas.
Quanto à submucosa, nela estão presentes o tecido adiposo e as glândulas mistas.
Soalho bucal
A mucosa oral dessa parte da boca é delgada e conta com um epitélio estratificado e não queratinizado. A lâmina do tecido conjuntivo, por sua vez, apresenta fibras colágenas e elásticas.
Ainda, a submucosa oral dessa região é ampla. Novamente, nela está presente o tecido adiposo. Contudo, diferente das demais áreas, nessa região ela conta também com glândulas sublinguais.
Língua
A superfície ventral da língua é revestida por uma mucosa delgada. Desse modo, sua submucosa também é delgada e une a mucosa ao tecido conjuntivo responsável por envolver os feixes de músculos da língua.
O epitélio que a compõe é estratificado pavimentoso e não queratinizado.
Palato mole
A mucosa presente no palato mole conta com epitélio estratificado e não queratinizado e lâmina própria com fibras elásticas. Essas fibras são responsáveis por separar a lâmina da submucosa oral.
Essa submucosa, por sua vez, conta com glândulas salivares do tipo mucoso