Sonda de Williams auxilia no diagnóstico e procedimentos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui as principais funções da sonda de Williams para a área da odontologia

Os profissionais da área da odontologia utilizam instrumentos para realizar diagnósticos e procedimentos. Um exemplo deles é a Sonda de Williams

Ela é de fácil manuseio e auxilia no tratamento odontológico. Mas, afinal, o que é a sonda de Williams?

A sonda de Williams é um instrumento odontológico feita em aço inoxidável. O instrumento tem cerca de 15 cm. Esse instrumental é usado, principalmente, para a sondagem periodontal.

Se você ficou interessado pelo assunto então fique ligado neste artigo. Isso porque vamos tirar todas as suas dúvidas e mostrar curiosidades sobre como usar a sonda de Williams na odontologia.

Vamos começar?

Quais as funções da sonda de Williams?

Quando você estiver na faculdade você pode até se perguntar: “para que serve a sonda milimetrada de Williams?”. E a resposta é mais simples do que aparece!

Os profissionais da odontologia que mais utilizam esse equipamento são os periodontistas. Os principais usos dessa instrumentação em periodontia são:

  • Sondagem do sulco periodontal;
  • Sondagem e análise da profundidade da bolsa periodontal; e
  • Análise do tecido gengival.

A sonda periodontal é fundamental no diagnóstico da doença periodontal, que é uma inflamação que atinge desde a gengiva até o osso alveolar.

Como faço para preservar as sondas?

Você precisa garantir uma boa higienização do seu equipamento.

Dessa forma, o material tem uma maior durabilidade e tem poucas chances de ser infectado por algum microrganismo. Para isso, você precisa fazer a esterilização do instrumento.

Esse é um procedimento de segurança padrão e tradicional na área da saúde. Isso porque a esterilização desinfecciona os instrumentos clínicos, incluindo a sonda milimetrada de williams.

O processo de esterilização garante que a sonda possa ser usada mais de uma vez. Isso porque, como vimos, a sonda fica limpa e livre de bactérias e germes.

Com isso, ela pode ser usada novamente sem riscos à saúde do paciente e profissional.

Na maioria dos casos, a esterilização é feita com a autoclave a vapor, óxido de etileno, formaldeído e peróxido de hidrogênio. É bom ficar atento às recomendações de lavagem do produto!

Escolha a melhor sonda no mercado!

Quando você for comprar o instrumento, é importante levar em consideração alguns critérios. Com isso, a sua compra é feita com segurança e conforto. Além disso, você terá confiança no produto.

Para equipar o seu consultório, você também deve prestar atenção na durabilidade do equipamento e sua resistência.

Além disso, na hora da compra você precisa verificar se o instrumento está de acordo com as normas da ANVISA.

E você precisa ficar atento para o custo do produto! Os mais baratos nem sempre são a melhor respostas. A compra das sondas periodontais milimetradas é um investimento que melhora seu atendimento e otimiza seu trabalho.

Portanto, preste atenção e opte pela tecnologia e características do produto. Mesmo que a sonda seja mais cara, talvez ela seja a melhor para o seu trabalho.

Faça uma pesquisa detalhada sobre esse e outros materiais odontológicos. Assim, você garante a melhor sonda de Williams do mercado!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.