DENTISTAS

4 situações embaraçosas dentro do consultório odontológico

4 situações embaraçosas dentro do consultório odontológico

Situações embaraçosas podem deixar o clima um pouco desconfortável na consulta com dentista

Em diversos momentos da nossa vida acabamos nos deparando com situações embaraçosas. Em uma consulta de rotina com o dentista, por exemplo, isso também pode acontecer.

Entretanto, especialmente se o profissional e seu paciente já têm intimidade e um bom relacionamento, essas situações embaraçosas podem acabar sendo motivos de boas risadas.

Situações embaraçosas normalmente estão relacionadas com o medo ou ainda com a vergonha que grande parte dos pacientes tem.

Por mais que, na maioria das vezes, não sejam propositais, raros são os casos de pessoas completamente sem chances de passar por uma dessas.

Medo de Dentista

Como já citamos anteriormente, em muitos dos casos, o medo de ir ao dentista é o principal causador das situações embaraçosas que acontecem no consultório odontológico.

Principalmente quando o paciente sabe que está prestes a passar por um procedimento cirúrgico, por exemplo, o medo já costuma tomar conta da situação.

É nesse momento então que os problemas começam a acontecer:

  • Tremedeiras
  • Sudorese em excesso
  • Choros

Para evitar que isso acontece, estar bem preparado tanto psicologicamente quanto fisicamente, é fundamental. Converse com seu cirurgião-dentista sobre o procedimento.

Estar informado sobre o que está prestes a acontecer e, quem sabe até mesmo solicitar medicações que ajudem a te acalmar, pode ser uma opção.

Mordi o Dedo do Meu Dentista, e Agora?

Vontade de sair correndo de tanta vergonha? Calma, isso é mais comum do que você possa imaginar dentro de um consultório odontológico.

É comum acabar se perdendo com as orientações dadas pelo dentista durante uma consulta. Se assustar com algum barulho ou ação do profissional, pode fazer com que você fecha a boca por impulso.

Mas não se preocupe, lembre-se sempre de que esta é a profissão de quem está ali te atendendo e, mais do que ninguém, ele está ciente de que isto pode acontecer.

O Temido Sugador Odontológico em Situações Embaraçosas

Você com certeza já foi ao consultório realizar uma limpeza em seus dentes, não é mesmo? Então é bem provável que conheça o sugador odontológico.

Por ressecar por completo certas regiões da mucosa da boca, é mais do que normal que alguns pacientes engasguem por causa dele.

Cuspir sem querer também está entre essas possibilidades. Porém, cabe a você lidar com a situação da melhor forma possível: dando umas risadas! Seu dentista sabe que nada foi de propósito.

O Desastre em Pessoa

Essa vai principalmente para os atrasados. Se você já chegou em cima da hora para um atendimento e, ao entrar correndo na sala acabou esbarrando em algo, sabe o quão constrangedor isso pode ser.

Com um local cheio de instrumentos, fios, materiais e equipamentos por todo o canto, essa é comumente um das situações embaraçosas que acontecem no dentista.

Nesse caso, não há muito a se fazer além de se desculpar. Pelo acidente e pelo atraso, ok?

Ainda assim, mesmo se planejando, questionando e estando bem informado, situações embaraçosas acontecem. Tratar com naturalidade pode ser a melhor opção para o profissional e para o paciente.

ACESSO RÁPIDO
    Valdir de Oliveira
    Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

    Leia também