Conhece a Síndrome do Dente Rachado? Saiba o que é!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Rachaduras no dente podem causar nenhuma dor ou dor extrema ao paciente

Nós conversamos aqui sobre o dente trincado. Citamos, brevemente, a Síndrome do Dente Rachado e agora vamos conversar um pouco mais sobre esse problema bucal.

Um dente trincado é um dente que sofreu algum tipo de trauma. Isso causa um trinco na estrutura, que pode ser superficial ou profundo.  Então, o que é a Síndrome do Dente Rachado?

A Síndrome do Dente Rachado é uma fratura incompleta em um dente, similar a um trincado, que ocasionalmente se estende à polpa. No entanto, a maioria das rachaduras são superficiais, ficando apenas no esmalte dentário.

Essa síndrome se destaca por gerar dois casos opostos: o paciente pode sentir uma dor extrema ou nenhuma dor!

O que causa as rachaduras?

Assim como os trincados, as rachaduras podem surgir depois de algum trauma. No entanto, é mais comum que essa síndrome apareça em dentes enfraquecidos por outros problemas dentários.

Dentes rachados costumam ter cáries mal tratadas ou restaurações mal cuidadas. Por isso a importância de manter consultas regulares ao dentista!

Sintomas da Síndrome do Dente Rachado

O dente rachado pode dar dores muito fortes ou nenhuma dor, como citamos aqui. Normalmente, esse e outros sintomas da síndrome são relacionados ao tamanho da rachadura.

Os sintomas mais comuns são:

  • Um leve desconforto ou dor durante a mastigação (que pode se limitar a mastigação de alimentos mais duros);
  • Dentes sensíveis, principalmente com o frio. Há, também, sensibilidade à mastigação de alimentos doces, ácidos, quentes e/ou frios.
  • Sensibilidade ao ingerir bebidas alcoólicas.

Uma característica interessante dos sintomas da Síndrome do Dente Trincado é que muitos pacientes não conseguem apontar qual o dente problemático.

Esse é um dos fatores que pode atrapalhar o diagnóstico. Por isso, se você não tiver certeza do dente, deixe isso claro ao dentista. Isso vai levá-lo a fazer uma busca completa!

Existe tratamento para a Síndrome do Dente Rachado?

O tratamento dessa síndrome pode se complicar nos casos em que as rachaduras no dente são bem pequenas e superficiais, já que são mais difíceis de serem encontrados.

Mesmo assim, existem formas de cuidar da sua dor e evitar que o problema se agrave.

A partir da identificação da fratura, seu tamanho e causas, o tratamento é traçado. Pode envolver restaurações, tratamento de canal e uso de coroa dentária.

Tudo depende do tamanho das rachaduras e do quanto o dente foi comprometido.

No caso de outros problemas bucais estarem envolvidos, como cáries e problemas periodontais, o tratamento também envolve a resolução desses casos!

Como evitar a rachadura dos dentes?

A melhor forma de evitar qualquer problema bucal é cuidando da saúde da sua boca. Portanto, invista em uma boa escovação, com escovas macias e pastas de dente que fortaleçam a estrutura dentária como um todo.

Não se esqueça do fio dental e do enxaguante bucal, dois grandes aliados da saúde bucal. Além disso, visite seu dentista frequentemente para evitar problemas e tratá-los com rapidez caso eles surjam.

Tirou todas as suas dúvidas sobre a Síndrome do Dente Rachado? Agora que você sabe tudo sobre o tema, não deixe de se prevenir e procurar ajuda quando necessário!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.