Síndrome de cri-du-chat requer acompanhamento odontológico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Cri-du-chat é uma doença rara que resulta de uma alteração genética no cromossomo 5

Aqui na Simpatio, nós já conversamos sobre diversas síndromes que afetam a saúde bucal dos pacientes direta ou indiretamente. Neste artigo, falaremos mais sobre mais uma doença com esses efeitos: a síndrome de Cri-du-chat.

síndrome de Cri-du-chat pode causar problemas na estrutura dentária e, por isso, recai também sobre os cuidados da odontologia. Quer saber mais sobre essa síndrome? Então confira nosso artigo completo!

Síndrome de Cri-du-chat é uma condição genética que resulta de uma alteração no cromossomo 5. A doença é caracterizada por deficiências intelectuais e no desenvolvimento físico lento, cabeça pequena (microcefalia), baixo peso ao nascer e tonicidade muscular fraca (hipotonia) na infância.

Essa síndrome também conhecida como síndrome do “miado do gato” ou síndrome da deleção do 5p.

A síndrome é rara, afetando uma criança a cada 50 mil, e tem esse nome porque os bebês afetados às vezes costumam ter um choro agudo, parecido com o miado de um gato.

Sintomas da Síndrome de Cri-du-chat

Os sinais da síndrome 5p estão relacionados à perda de genes no braço curto do cromossomo 5 e ao tamanho dessa deleção. Além dos sintomas listados acima, os indivíduos com a doença podem apresentar:

  • Mandíbula pequena (micrognatia);
  • Face arredondada;
  • Olhos grandes e separados (hipertelorismo), inclinados para baixo;
  • Orelhas baixas ou anormais;
  • Dedos das mãos e dos pés parcialmente fundidos;
  • Marcas na pele em frente à orelha;
  • Desenvolvimento lento de habilidades motoras;
  • Problemas cardíacos e respiratórios graves.

Por conta dessas características físicas destacadas, a síndrome é identificada ainda no nascimento. A partir daí, se inicia uma jornada de tratamentos que buscam dar a maior qualidade de vida possível para essa criança.

Síndrome de Cri-du-chat na Odontologia

A doença de Cri-du-chat, como vimos, tem manifestações odontológicas. O exemplo mais visível é a deformação da mandíbula inferior.

Além disso, os pacientes podem se queixar de lesões traumáticas nos dentes permanentes e dificuldade em realizar a higiene oral.

Assim, exames clínicos podem revelar overjet acentuado, lesões de cárie, gengivite e higiene oral pobre.

Overjet acentuado

Overjet é o trespasse horizontal ou a distância entre o lábio superior e o inferior, com ou sem acompanhamento da arquitetura alveolar. Ele é medido em direção paralela ao plano oclusal.

Quando a distância é muito grande em comparação à média estabelecida pela odontologia, ocorre a condição denominada “overjet acentuado”. Essa condição pode atrapalhar a respiração e, claro, a saúde bucal do paciente.

Gengivite, cárie e higiene oral pobre

As doenças relacionadas a higiene oral pobre são várias, como a própria cárie e gengivite. No entanto, é importante destacar que essa condição pode ser evitada.

Visto que os pacientes e cuidadores têm dificuldades para manter a higiene bucal adequada, recomenda-se que o paciente visite o cirurgião-dentista com mais frequência.

Dessa forma, o profissional conseguirá manter a saúde bucal do paciente em dia, com limpezas profundas mais frequentes e tratamentos imediatos a qualquer complicação.

Tratamento de Cri-du-chat

A síndrome de Cri-du-chat não tem cura e tratamentos específicos não existem, podendo ajudar apenas no controle da manifestação dos sintomas.

Crianças com a doença podem aprender habilidades verbais se, desde cedo, realizarem acompanhamento fonoaudiológico.

A síndrome 5p torna-se menos notável com o tempo se todas as frentes de tratamentos forem bem trabalhadas.

A descoberta e descrição da doença são recentes, o que dificulta uma completa definição para os pais de como agir com o desenvolvimento biopsicossocial da criança.

Desse modo, o importante é manter uma rotina de acompanhamento médico e de outros profissionais de saúde. O que pode incluir psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e, claro, dentistas.

Gostou de saber mais sobre a Síndrome Cri-du-chat? Fique atento ao nosso site para saber mais sobre outras síndromes!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.