Seguro para dentista garante segurança e direitos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Além de proteger de possíveis problemas, o seguro está ligado com a reputação dos negócios

Depois de anos de estudos e preparações para exercer a profissão, pensar no seguro para dentista está longe do topo da lista de prioridades, certo?

No entanto, é fundamental se preocupar e estar ciente das possíveis condições adversas que podem ocorrer no dia a dia do consultório. E é aí que o seguro para dentista entra.

O seguro para dentista garante a segurança e os direitos em caso de acidentes com os pacientes, permitindo que ele exerça a profissão com precisão e responsabilidade.

O que o Seguro para Dentista cobre?

O seguro do dentista possui coberturas padrões como as de morte e de invalidez permanente. Porém, a maior demanda ocorre por conta de outras coberturas que poucas pessoas conhecem. Vejamos quais são:

Cobertura de diárias por incapacidade temporária

Serve para casos, por exemplo, em que o dentista acidentalmente quebra a mão ou sofre um corte que o impeça de trabalhar por alguns dias.

Durante os dias de recuperação, ele não poderá trabalhar. E como ele recebe seus honorários a cada consulta prestada, poderá perder sua renda enquanto estiver fora.

Dessa forma, o mesmo pode ocorrer em um caso de doença temporária, quando o profissional precisa ficar afastado temporariamente.

Então, essa cobertura garante que o dentista receba uma indenização por cada dia parado, mediante apresentação de laudo médico que comprove a necessidade do afastamento.

Majoração da cobertura de invalidez:

Se os profissionais sofrerem algum tipo de invalidez que afete um membro essencial para o exercício de seu trabalho, em vez de receber apenas pelo percentual de invalidez relativo, ele recebe 100% da cobertura, por conta da majoração.

Alguns órgãos que entram para a majoração são:

  • Perda total de visão de um olho: de 30% para 100%
  • Perda total do uso de um dos indicadores: de 15% para 100%
  • Perda total de um dos polegares: de 18% para 100%
  • Anquilose total de um dos cotovelos: de 25% para 100%

Esse benefício é muito importante para que o dentista possa se prevenir de situações que colocam sua profissão em risco e comprometem sua renda.

Existem ainda outras coberturas envolvendo:

  • Morte;
  • Invalidez;
  • Antecipação por diagnóstico de doenças terminais;
  • Diagnóstico de câncer;
  • Assistência funeral, em alguns casos extensiva a familiares;
  • Despesas médico-hospitalares e odontológicas.

Seguro de responsabilidade civil para dentistas

Existe ainda o seguro de responsabilidade civil, que é conhecido também como seguro profissional.

Na prática, consiste basicamente em uma garantia de pagamento se o profissional for processado e, por consequência, condenado a indenizar financeiramente seu paciente. Isso normalmente acontece por negligência, imperícia ou imprudência da atividade do profissional.

O benefício se destina a todos os profissionais da saúde ou profissionais liberais com formação universitária comprovada e cobre:

  • Danos à reputação;
  • Custos emergenciais;
  • Calúnia, injúria e difamação;
  • Despesas suplementares;
  • Honorários retidos.

Importância do seguro do consultório

Além da segurança pessoal e profissional do dentista, é importante ter a certeza de que qualquer episódio inoportuno que aconteça na clínica esteja assegurado.

Por isso, separamos 5 motivos para não deixar o seguro do consultório de lado:

  1. Um em cada quatro dentistas já foi furtado em seu consultório;
  2. Acidentes acontecem e na maioria das vezes custam caro;
  3. Mesmo que o consultório esteja fechado, as despesas precisam ser pagas;
  4. Pequenos incidentes podem causar transtornos;
  5. Não optar pelo seguro por questões financeiras pode sair mais caro.

A importância do seguro para dentista é clara. Para contratar um plano que se adéque às suas necessidades e ao seu orçamento, faça uma consulta em uma seguradora, a maioria delas o possuirá.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.