PACIENTES

Importância da promoção da saúde bucal na escola

Importância da promoção da saúde bucal na escola

Você sabe como as crianças são ensinadas sobre saúde bucal na escola?

Você realiza um esforço tremendo para ensinar a importância da higiene bucal para seu filho, mas como será que é abordada a saúde bucal na escola?

Nesse artigo, vamos explicar como deve ser a saúde bucal na escola. Dessa maneira, pais, professores e até mesmo os alunos, podem ficar atentos e incentivar o ensino da higiene bucal.

Saúde bucal na escola é extremamente importante, pois assim como os pais, os educadores influenciam o hábito das crianças. E sabemos que, quanto mais cedo se insere práticas na rotina dos pequenos, mas fácil será a reprodução.

Importância dos educadores e da escola na saúde bucal

O recomendado é que a escola possua um honorário para a higiene bucal dos alunos, demonstrando que esse fator é fundamental em nossa rotina. Nesse momento, o professor deve acompanhar as crianças.

Como dito, os educadores também são grandes exemplos para as crianças. Nessa faixa etária é extremamente importante ensinar técnicas de higiene bucal para as crianças.

Isso pois é nessa fase que ocorre uma maior e mais fácil absorção do conhecimento por parte delas. Se a criança observar que o seu professor realiza corretamente os hábitos de higiene bucal, pode se espelhar e seguir o modelo.

O colégio também pode realizar programas de educação e saúde bucal, que costumam possuir a duração de um ano, com diversas aulas semanais e acompanhamento mensal de dentistas.

No início do ano, é realizada uma avaliação da saúde bucal de todos os pequenos estudantes. Assim, quando algum probleminha é identificado, os pais são alertados a levar seus filhos ao dentista.

No decorrer do ano, os dentistas oferecem aulas de escovação para as crianças e auxilia os professores. Existem aulas de como escovar corretamente os dentes, passar o fio e outras diversas atividades relacionadas a nossa higiene bucal.

Com o consentimento dos pais, os pupilos com mais de 3 anos de idade ainda recebem a aplicação de flúor a cada seis meses.

O ideal é que o dentista utilize uma linguagem facilmente compreendida pelos pequeninos. Assim, é comum que os conhecimentos sejam lecionados com a ajuda de vídeos, fantoches e brinquedos.

Não pense que os pais ficam de fora. Os progenitores recebem apostilas feitas pelo próprio dentista, para auxiliá-los na higiene bucal de seus filhos dentro de casa.

Quais cuidados devo tomar com a higiene bucal de meu filho?

Já vimos um pouco sobre a saúde bucal no colégio. Mas também devemos nos atentar a higiene realizada em casa.

limpeza da cavidade bucal dos pequenos deve ser iniciada antes mesmo do primeiro dente nascer. Além de manter a saúde bucal das crianças, eles já vão se acostumando com o processo de higiene bucal.

É recomendado realizar esse processo utilizando uma gaze ou um paninho molhado em água filtrada.

A partir do nascimento do primeiro dente, assim como a ida ao dentista, é possível iniciar a escovação. Normalmente é utilizada uma dedeira, que possui uma ponta de silicone com cerdas bem macias.

Mais uma vez é importante fazer com que a criança vá se acostumando ao processo de escovação, por mais que não seja ela quem esteja, de fato, escovando os seus próprios dentes.

Ao completar dois anos de idade, o bebê deve ter a escovação acompanhada do uso do fio dental. Segundo especialistas, passar o fio é tão importante quanto o ato de escovar os dentes.

Ele evita a formação de placas bacterianas entre os dentes e também é imprescindível para manter a saúde bucal na infância.

Agora sabe tudo sobre a saúde bucal na escola? Lembre-se, a escola, em parceria com a família, tem papel fundamental no aprendizado da criança, ainda mais quando falamos de saúde e higiene.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também