Roupa de dentista deve ser branca? Saiba tudo sobre o assunto!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda a origem do uniforme de dentista e a sua importância

A imagem pessoal é uma das principais preocupações de muitos profissionais, principalmente na área da odontologia. Assim, é comum que muitos deles utilizem a tradicional roupa de dentista.

Ao utilizar uma roupa de dentista, manter uma correta postura e forma de expressão, é possível transmitir uma boa imagem para os seus pacientes.

Roupa de dentista, tradicionalmente, é o uniforme inteiramente branco utilizado pelos profissionais. Isso acontece, principalmente, pois a maioria das universidades preconizam o branco durantes as clínicas.

Origem da roupa de dentista

Curiosamente, a utilização do uniforme de dentista é um costume passado da medicina para a odontologia e outras áreas. Na antiguidade, essas ciências não eram separadas.

O principal intuito da utilização do branco é a simbologia da cor: nossos antepassados acreditavam que ela transmite pureza espiritual, auxiliando em variados tratamentos de saúde.

Pulando para os dias de hoje, podemos dizer que a introdução da roupa branca na vida dos profissionais começa no início da faculdade. Assim, no início do curso, os alunos já devem adquirir o uniforme completo, que envolve:

  • Jaleco;
  • Sapato;
  • Cinto;
  • Camisa.

Obviamente, todos os itens são brancos. Deixando a simbologia da cor um pouco de lado, na atualidade a principal justificativa para a utilização do branco é a questão da higiene.

Afinal, qualquer sujeira fica extremamente notável em uma superfície clara.

A roupa branca é obrigatória?

Na verdade, não. Apenas durante a faculdade. Entretanto, diversos profissionais optam por continuar com o visual mesmo após o término do curso.

Como já dissemos, o traje passa uma boa imagem, além garantir que o dentista esteja sempre atento às questões de higiene. Além disso, muitos atuantes da área consideram o jaleco de dentista branco indispensável.

Em algumas clínicas ainda é possível encontrar um uniforme padrão para o uso dos funcionários. Assim, mesmo que o profissional seja adepto do uniforme branco, pode ser que ele precise utilizar roupas com cores diferente.

Apesar de ainda ser largamente utilizada, a roupa branca não possui mais a mesma força que antigamente.

Em determinadas ocasiões, quando o dentista lida muito com crianças, roupas com cores mais vivas e diversificadas podem passar uma imagem mais humanizada para os pequenos, facilitando o tratamento.

Quanto custa uma roupa de dentista?

Para quem está interessado em comprar um vestuário de dentista, é fundamental ter noção do preço deste tipo de roupa.

Caso você queira apenas um jaleco, o preço varia, se situando entre 40 e 150 reais. Esse valor vai depender do modelo e do material da vestimenta.

Já quando o indivíduo deseja adquirir o uniforme completo (jaleco, sapato, cinto e camisa) o preço fica um pouquinho mais salgado, variando entre 200 e 350 reais.

Antes de pensar em roupas ou qualquer outra coisa para melhorar a sua imagem, o ideal é que você conheça o seu público-alvo.

Assim, é importante pensar se a ambientação de seu consultório e a sua roupa de dentista estão de acordo com quem realiza os tratamentos com você, considerando a idade das pessoas e o bairro onde está o consultório.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.