Por que o Jaleco é necessário? Confira como personalizá-lo

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Não, não é moda! Entenda a importância desse item para a segurança do dentista

Quando conversamos sobre biossegurança, falamos sobre a importância da vestimenta dos dentistas. O profissional deve, pelas normas de segurança, estar equipado com luvas, máscara, óculos e jaleco para realizar atendimentos.

E é sobre o jaleco que vamos conversar mais hoje. Qual é a função dele durante os atendimentos? Como deixá-lo menos impessoal? Descubra todos os detalhes aqui!

O jaleco é uma espécie de casaco branco, que pode ser encontrado em diferentes tecidos, variando assim de qualidade. É o “uniforme” dos profissionais de saúde, como dentistas e médicos.

Ele costuma ir até pouco abaixo dos quadris, mas há modelos que vão até os joelhos. Independente do tamanho ou tecido, é importante que o profissional da saúde use um durante os atendimentos!

Por que o jaleco é tão importante?

Diferente do que muitos pensam, ele não é um acessório de moda e não é usado para que as pessoas identifiquem profissionais de saúde.

Na verdade, o uso dos jalecos é, unicamente, para proteção do cirurgião-dentista. Ele oferece proteção ao tronco do profissional contra riscos de origem térmica, mecânica, química e biológica.

Ou seja, é ele quem protege o dentista de receber na pele ou em sua roupa comum respingos de sangue, saliva, produtos químicos, entre outros acidentes e eventualidades dos atendimentos.

E também existem os aventais!

Para cada tipo de procedimento, o profissional terá um jaleco ou avental para ser usado. Eles podem variar em seu material e finalidade.

Por exemplo, em uma cirurgia, o cirurgião-dentista deverá vestir determinado avental. Já em suas consultas de rotina no consultório, o modelo tradicional é suficiente.

Em alguns procedimentos, como a limpeza dos dentes, um avental impermeável é o mais indicado.

E quais cuidados devo ter com o jaleco?

Veja, o jaleco branco é usado justamente para que o profissional possa trocar assim que identificar sujeiras, que são mais aparentes na cor branca. No entanto, muitos materiais biológicos, por exemplo, não se tornam visíveis.

Isso faz com que muitos profissionais utilizem a vestimenta por dias – e isso é um erro grave! O mesmo jaleco não pode ser usado durante toda uma semana.

Na verdade, o mais recomendado é que você troque de todos os dias. Por isso, é essencial que você tenha mais de um jaleco à disposição para montar uma boa rotina de limpeza.

É muito importante lembrar também que ele é de uso exclusivo de áreas de atendimento. Ou seja, nada de andar com o jaleco na rua!

Ao usá-lo na rua, você expõe as pessoas ao seu redor a vírus e bactérias, ao mesmo tempo que os acumula, podendo transmiti-los a um paciente durante o atendimento.

Por esse motivo, também é importante que você não deixe seu jaleco em qualquer lugar, principalmente se lida com pacientes com outras doenças ou em hospitais.

Tenha um local seguro para guardar e transportar ao sair da clínica. Em casa, não o lave junto as roupas comuns e não deixe que crianças, principalmente, tenham contato com eles enquanto sujos!

Posso personalizar meu jaleco?

Sim! O jaleco odontológico pode ter seu bolso bordado com o nome do dentista e sua especialização, por exemplo. Ter um jaleco personalizado pode tornar a vestimenta menos impessoal.

A maioria dos profissionais realizam essa alteração e, por convenção, o nome sempre é bordado na altura do peito.

Essas pequenas alterações são permitidas, desde que não comprometam a segurança do dentista ou tornem difícil identificar sujeiras. Também não são permitidas alterações que mexam na sua estrutura, como cortar mangas.

Agora você sabe a importância do jaleco e como deixá-lo com a sua cara! E não se esqueça: usá-lo é sua obrigação.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.