Entenda como essa exótica fruta pode influenciar a higidez dentária
Você já ouviu falar ou até mesmo consumiu romã alguma vez em sua vida? Embora bastante conhecido em diversas partes do mundo, o alimento ainda é pouco consumido em nosso país.
O fato é que muitas pessoas não possuem conhecimento sobre inúmeros benefícios da romã, tanto para a saúde bucal quanto para todo o organismo.
Romã, também conhecida como punica granatum, é uma fruta avermelhada com um interior subdividido por películas que formam pequenas sementes de uma polpa comestível.
Trata-se de uma fruta riquíssima em vitamina C, proteínas, vitamina K, ácido fólico, potássio e fibras, além de possuir ação antioxidante e anti-inflamatória.
Características da Romanzeira
A romãzeira possui folhas verdes brilhantes e às vezes avermelhadas. Seus frutos são sagrados em muitos países. Geralmente são do tamanho de uma laranja, tem cascas amarelas e avermelhadas.
É um antibiótico natural e adstringente. O seu gosto é levemente ácido e suas flores são firmes e delicadas.
A romãzeira é conhecida como árvore da longevidade, uma vez apresenta vários benefícios aos consumidores de seus frutos. Suas folhas, frutos, raízes e flores podem ser aproveitados de diversas maneiras.
A partir das partes da romãzeira ainda é possível fabricar diversos produtos, como:
- Infusão de romã, geralmente utilizada para fazer gargarejos;
- Suco – o ideal é consumir o suco sem a adição de açúcar, uma vez que este nutriente pode inibir alguns dos benefícios da romã;
- Chá – pode ser utilizado para fazer gargarejo ou para consumo;
- Na dieta – as sementes de romã pode ser consumidas individualmente ou colocadas na salada, mingaus, iogurte e, até mesmo, em pratos salgados.
Benefícios da Romã
Os benefícios apresentados pelo consumo dessa fruta são inúmeros. Assim, elas são conhecidos há séculos, principalmente na região do oriente médio.
Como já foi dito, a romã possui forte propriedade antioxidante. Por isso, alguns estudos indicam que ela é inclusive mais eficiente que o suco de laranja, mirtilo, uva e chá verde nesse quesito.
Além disso, ela é empregada em uma diversidade enorme de tratamentos, como:
- Diarreia;
- Garganta inflamada;
- Dietas para perda de peso;
- Prevenção de doenças;
- Reconstrução muscular em atletas.
- Tratamentos estéticos para pele e cabelo;
- Diminuição da pressão arterial;
- Tratamento de pacientes renais;
- Auxílio no tratamento de câncer de próstata e mama;
- Proteção da mucosa gástrica;
- Auxílio na manutenção do bom colesterol.
Relação entre Romã e Saúde bucal
Especialistas apontam que a atuação da romã na odontologia é extremamente válida. A punica granatum tem demonstrado ação bactericida e bacteriostática sobre um amplo número de microrganismos presentes no biofilme dental.
Além disso, os nutrientes presentes na fruta apresentam ação inibitória sobre a síntese de glucano produzido por streptococcus orais.
Desse modo, podemos dizer que a romã pode ser usada contra doenças da gengiva e contra a formação da placa bacteriana, favorecendo bastante a saúde bucal dos usuários.
Alguns estudiosos acreditam que o fato da fruta possuir propriedades antioxidantes favorece a sua ação antibacteriana.
Agora você já conhece as vantagens da romã para a saúde bucal e para o organismo em geral. Por isso, incluir a fruta em sua dieta trará muitos benefícios.