Romã apresenta benefícios para nossa saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como essa exótica fruta pode influenciar a higidez dentária

Você já ouviu falar ou até mesmo consumiu romã alguma vez em sua vida? Embora bastante conhecido em diversas partes do mundo, o alimento ainda é pouco consumido em nosso país.

O fato é que muitas pessoas não possuem conhecimento sobre inúmeros benefícios da romã, tanto para a saúde bucal quanto para todo o organismo.

Romã, também conhecida como punica granatum, é uma fruta avermelhada com um interior subdividido por películas que formam pequenas sementes de uma polpa comestível.

Trata-se de uma fruta riquíssima em vitamina C, proteínas, vitamina K, ácido fólico, potássio e fibras, além de possuir ação antioxidante e anti-inflamatória.

Características da Romanzeira

A romãzeira possui folhas verdes brilhantes e às vezes avermelhadas. Seus frutos são sagrados em muitos países. Geralmente são do tamanho de uma laranja, tem cascas amarelas e avermelhadas.

É um antibiótico natural e adstringente. O seu gosto é levemente ácido e suas flores são firmes e delicadas.

A romãzeira é conhecida como árvore da longevidade, uma vez apresenta vários benefícios aos consumidores de seus frutos. Suas folhas, frutos, raízes e flores podem ser aproveitados de diversas maneiras.

A partir das partes da romãzeira ainda é possível fabricar diversos produtos, como:

  • Infusão de romã, geralmente utilizada para fazer gargarejos;
  • Suco – o ideal é consumir o suco sem a adição de açúcar, uma vez que este nutriente pode inibir alguns dos benefícios da romã;
  • Chá – pode ser utilizado para fazer gargarejo ou para consumo;
  • Na dieta – as sementes de romã pode ser consumidas individualmente ou colocadas na salada, mingaus, iogurte e, até mesmo, em pratos salgados.

Benefícios da Romã

Os benefícios apresentados pelo consumo dessa fruta são inúmeros. Assim, elas são conhecidos há séculos, principalmente na região do oriente médio.

Como já foi dito, a romã possui forte propriedade antioxidante. Por isso, alguns estudos indicam que ela é inclusive mais eficiente que o suco de laranja, mirtilo, uva e chá verde nesse quesito.

Além disso, ela é empregada em uma diversidade enorme de tratamentos, como:

  • Diarreia;
  • Garganta inflamada;
  • Dietas para perda de peso;
  • Prevenção de doenças;
  • Reconstrução muscular em atletas.
  • Tratamentos estéticos para pele e cabelo;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Tratamento de pacientes renais;
  • Auxílio no tratamento de câncer de próstata e mama;
  • Proteção da mucosa gástrica;
  • Auxílio na manutenção do bom colesterol.

Relação entre Romã e Saúde bucal

Especialistas apontam que a atuação da romã na odontologia é extremamente válida.  A punica granatum tem demonstrado ação bactericida e bacteriostática sobre um amplo número de microrganismos presentes no biofilme dental.

Além disso, os nutrientes presentes na fruta apresentam ação inibitória sobre a síntese de glucano produzido por streptococcus orais.

Desse modo, podemos dizer que a romã pode ser usada contra doenças da gengiva e contra a formação da placa bacteriana, favorecendo bastante a saúde bucal dos usuários.

Alguns estudiosos acreditam que o fato da fruta possuir propriedades antioxidantes favorece a sua ação antibacteriana.

Agora você já conhece as vantagens da romã para a saúde bucal e para o organismo em geral. Por isso, incluir a fruta em sua dieta trará muitos benefícios.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.