Rodamina B tem papel importante nos consultórios odontológicos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra qual é a aplicação do comporto na odontologia

A rodamina B pode ser aplicada nos mais diversos procedimentos, tanto da indústria quanto da medicina. O seu nome é uma denominação genérica para a família de compostos chamados fluoronas.

Trata-se de um composto químico, usado frequentemente como corante traçante em água para determinar a taxa e direção de fluxos e transportes. Mas qual é o papel da rodamina B na odontologia?

Na odontologia, a rodamina B é frequentemente empregada na avaliação morfológica da interface de adesão de sistemas adesivos.

O conceito pode não ter ficado muito claro. Mas calma! No decorrer deste artigo explicaremos tudo o que você precisa saber. E nada melhor do que começar falando sobre os sistemas adesivos.

Sistemas Adesivos

O sistema adesivo em odontologia constitui todas as maneiras de se realizar uma colagem ou procedimento adesivo nos consultórios odontológicos.

Para isso, existem duas principais formas utilizadas: o adesivo autocondicionante e o adesivo convencional. Vamos realizar uma breve comparação entre eles.

Adesivo autocondicionante x adesivo convencional

Primeiramente, é necessário dizer que ambos são compostos por monômeros hidrófobos e hidrófilos, solvente e fotoiniciadores.

Contudo, a composição dos adesivos autocondicionantes se diferencia pela presença de H2O e alguns monômeros ácidos.

Além disso, o sistema de aplicação dos dois produtos também é diferente. O preço ainda é uma característica extremamente desigual.

O adesivo autocondicionante, em média, custa quase três vezes mais que o adesivo convencional. Isso porque existem poucas marcas do produto no mercado.

Apesar disso, muitos profissionais preferem utilizar o adesivo autocondicionante pelo fato deste apresentar uma série de vantagens ao dentista e ao paciente.

Mas agora você deve estar se perguntando: qual a relevância da rodamina B na odontologia, em procedimentos adesivos ou de colagem. É isso que vamos descobrir agora.

Rodamina B na Odontologia

Como citamos anteriormente, a rodamina B pode ser empregada na avaliação da qualidade de adesão de sistemas adesivos.

Em outras palavras, ao utilizar o marcador de rodamina B em sistemas adesivos, é possível observar as características de:

  • Espessura da camada de adesivo;
  • Micromorfologia da camada híbrida;
  • Extensão;
  • Quantidade de tags.

Além disso, a técnica identifica defeitos ou alterações na interface de adesão.

Assim, é possível avaliar se os procedimentos serão eficazes ou não, trazendo mais dinâmica ao trabalho dentro dos consultórios odontológicos.

Rodamina B e Riscos de Saúde

Apesar de o componente acrescentar bastante aos procedimentos adesivos, é importante frisar que a rodamina B pode representar alguns problemas de saúde ao paciente. Entre eles, podemos citar:

  • Risco de sérios danos aos olhos;
  • Possibilidade de efeitos cancerígenos;
  • Nocivo em contacto com a pele e por ingestão;
  • Tóxico para os organismos aquáticos, podendo causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aquático.

Por isso, é de fundamental que o dentista tenha total noção de como manusear o produto. Assim, ele evita que tanto ele quanto seu paciente sejam prejudicados.

Fora isso, a rodamina B tende apenas a beneficiar os procedimentos adesivos realizados nos consultórios odontológicos. O importante é utilizar o componente com cuidado e muita atenção.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.