Rendimento esportivo é afetado pela saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Se a saúde bucal estiver acometida por algumas doenças, elas irão atrapalhar o rendimento esportivo do atleta

Manter uma rotina de exercícios é essencial para ter uma vida saudável. Mas você sabia que seu rendimento esportivo pode ser comprometido com a falta de higiene oral?

Pois é, pode parecer um pouco estranho, mas é muito comum. O nosso organismo fica mais fraco quando temos um problema na nossa boca. E isso afeta o nosso rendimento esportivo. Nesse artigo iremos entender mais sobre esse processo.

Rendimento esportivo é o resultado da performance do atleta, seja ele profissional ou amador. Um dos fatores que influenciam no desempenho é a saúde, inclusive a bucal.

Problemas bucais versus Rendimento Esportivo

Algumas das doenças bucais que comprometem o rendimento esportivo dos atletas são:

  • Cárie: é uma lesão estrutural causada por uma bactéria no dente. Ela perfura o esmalte e forma placas duras e com coloração escura. Se não for tratada, pode causar abcesso;
  • Doenças periodontais: elas têm três estágios, gengivite, periodontite e periodontite avançada, e representam alterações negativas na gengiva e nos ossos periodontais;
  • Má oclusão: desalinhamento da arcada dentária superior com a inferior;
  • Alteração na ATM: também conhecida como DTM (disfunção temporomandibular), é uma doença crônica que pode impedir movimentos mastigatórios e respiratórios;
  • Bruxismo: ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes constantemente de forma rítmica.
  • Desgaste dentário: deterioração e erosão dos minerais dos dentes. Acontece, geralmente, com os nadadores por conta dos compostos químicos das piscinas.

Todos esses problemas bucais comprometem o organismo, deixando-o mais fragilizado. Assim, o desempenho do atleta diminui.

Agora que você já sabe da ligação entre higiene oral e rendimento no esporte, se previna!

Como posso me prevenir?

A resposta é simples: com cuidados bucais diários. Ter uma atenção minuciosa com a higiene oral é essencial para manter a saúde bucal e evitar problemas futuros. Dessa forma, separamos algumas recomendações para você seguir e ter um rendimento adequado.

Escove os dentes 30 minutos depois das refeições e antes de ir dormir. Mas lembre: faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes. Os dentistas recomendam o uso de escovas de cerdas macias ou escovas elétricas.

Lembre-se de sempre escovar a língua porque ela, já que ela pode alojar bactérias que fazem mal à saúde da boca. Procure não passar a escova de forma brusca para não lesioná-la.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Utilize-o sem aplicar força excessiva para não machucar o tecido gengival.

Ainda no tema de higiene bucal e rendimento esportivo, o seu dentista pode passar algum enxaguante bucal ideal para você, complementando a limpeza bucal.

Procure incluir uma dieta balanceada à sua rotina. Por isso, consuma alimentos ricos em vitaminas e minerais. E não se esqueça de se manter hidratado.

Além disso, fique atento para evitar o consumo de alimentos e bebidas que mancham e desgastam os dentes, como refrigerantes e cafés.

Com uma saúde bucal em dia, você se previne e garante um sorriso perfeito! Faça visitas regulares ao dentista, em especial ao odontologista do esporte, para checar se está tudo certo e garanta um rendimento esportivo ideal!

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.