Registro Periodontal Simplificado: o que é? Como é usado?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Apresentando benefícios para a saúde bucal, facilita a comunicação entre clínicos e periodontistas

Uma das principais causas da perda de dentes por boa parte da sociedade são as doenças periodontais. O registro periodontal simplificado é um dos recursos que auxilia antes do diagnóstico desses casos.

Além de ser bastante importante nesse momento de identificação, o Registro Periodontal Simplificado pode ser ainda muito benéfico na prevenção das doenças.

O registro periodontal simplificado é um dos métodos mais fáceis, simples e útil na detecção precoce da doença periodontal. Ele foi desenvolvido pela Academia Americana de Periodontologia (AAP) junto à Associação Dental Americana (ADA) em 1992.

Para Que Serve o Registro Periodontal Simplificado?

Por meio desse exame, o que se costuma avaliar principalmente é o grau de necessidade de realizar algum tratamento para doenças periodontais. Os principais benefícios que ele oferece são:

  • Torna o exame periodontal inicial mais rápido e prático;
  • Favorece uma estratégia melhor para o tratamento;
  • Apresenta resultados melhores e mais seguros para o paciente.

Além disso, é ainda um método muito simples, rápido e que tem um baixo custo. Por ser ótimo em identificar precocemente as doenças de periodonto, acaba ajudando também a preveni-las em alguns casos.

Porém, é importante citar que, em certas situações, ele não substitui o exame periodontal completo. Por isso, o indicado é sempre procurar ajuda do seu cirurgião dentista.

Como é Realizado o Registro Periodontal Simplificado?

Também conhecido pelo seu nome em inglês Periodontal Screening and Recording, o exame é feito por meio de uma sonda periodontal.

O que ocorre normalmente: a boca do paciente é dividida em seis sextantes, que são então classificadas de 0 a 4, de acordo com a visibilidade da sonda no sulco.

O PSR é muito eficaz quando se busca otimizar e ter os melhores resultados na questão do intervalo de tempo entre o diagnóstico e o tratamento.

Além disso, uma curiosidade sobre esse exame é que ele pode ainda, juridicamente, auxiliar os dentistas.

Isso ocorre pois serve como um método de validação legal da situação do paciente, de sua condição periodontal e nos resultados do diagnóstico.

Registro Periodontal Simplificado em Gestantes

Durante a gravidez, é muito comum que as mulheres desenvolvam certas doenças da gengiva, por exemplo, a inflamação gengival.

Normalmente, os casos em que a gestante apresenta quadros de gengivite, ele pode se agravar e ficar cada vez mais perceptível e incomodo a paciente.

Isso costuma ocorrer por fatores relacionados aos seguintes exemplos:

  1. Deficiência de nutrientes;
  2. Altos níveis de estrógeno e progesterona;
  3. Presença de placa bacteriana;
  4. Estado transitório de imunodepressão.

Por ser um exame que analisa bem o índice de condição periodontal, consegue reduzir a quantidade de dentes que podem ser danificados pela doença.

É principalmente por esse motivo que é tão indicado no tratamento das gestantes. Muitas clínicas, inclusive, oferecem atendimento de ensino preventivo para tais doenças.

Por isso, o Registro Periodontal Simplificado serve como uma base para que essas mulheres grávidas consigam se planejar da melhor forma para futuros programas de prevenção e também o tratamento da doença periodontal.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!