CLÍNICAS

Por que reduzir gastos no consultório é necessário? Saiba aqui!

Por que reduzir gastos no consultório é necessário? Saiba aqui!
Por que reduzir gastos no consultório é necessário? Saiba aqui!

Saiba por que é necessário reduzir gastos no consultório e como realizar essa ação

Para manter uma clínica odontológica funcionando, existem diversas despesas mensais como água, luz e equipamentos. Sendo assim, uma boa ideia para otimizar o lucro é reduzir gastos no consultório.

No entanto, é necessário tomar muito cuidado ao reduzir gastos no consultório, uma vez que deve-se prestar atenção para não acabar diminuindo a qualidade do atendimento prestado ao paciente.

Reduzir gastos no consultório é uma atitude que oferece auxílio para evitar uma eventual queda de faturamento mensal do estabelecimento.

Contudo, existem algumas despesas odontológicas que não podem ser cortadas mesmo quando são pesadas no orçamento.

De tal forma, apesar de ser algo de grande importância para não correr o risco de ter que fechar o consultório, a pergunta que fica é a seguinte: o que fazer em casos assim?

E se você deseja saber a resposta para essa pergunta, o nosso conselho é ler este artigo!

Afinal, por meio dele nós explicaremos como isso pode auxiliar no orçamento e daremos algumas dicas de como realizar isso sem correr riscos de diminuir a qualidade do atendimento.

Realizar Isso Pode Ajudar no Lucro Mensal?

Mesmo sendo uma atitude que a primeiro momento parece complicada, economizar no consultório é uma ação que oferece um forte auxílio para o rendimento mensal.

Afinal, existem muitas despesas mensais para manter uma clínica aberta, motivo que faz ser importante manter tudo em dia para que o consultório odontológico continue funcionando.

Sendo assim, é necessário não apenas procurar diminuir os gastos como também possuir um faturamento para pelo menos manter o estabelecimento aberto.

E para conseguir alcançar isso, a primeira recomendação de especialistas é desenvolver um plano financeiro com o orçamento anual do consultório e com metas para o ano.

Dicas de Como Reduzir os Gastos

Uma vez entendido quais benefícios isso pode trazer para a clínica odontológica, chegou o momento de realmente entender como é possível sair do papel.

Sendo assim, confira as nossas dicas para cortar gastos de maneira a não ter prejuízos:

  • Antes de tudo, deixe todos que trabalham na clínica cientes sobre a necessidade de reduzir os gastos, explique que serão adotadas práticas econômicas e que isso requer ajuda de todos;
  • Possua um planejamento financeiro detalhado com base no orçamento anual;
  • Encontre outras formas de se comunicar com os pacientes: ligações de telefone normalmente possuem um preço alto, por isso, opte por aplicativos como WhatsApp por exemplo, ou então pelo e-mail;
  • Negocie com os fornecedores: procure chegar ao menor preço para comprar mercadorias e instrumentos, mas sempre com alta qualidade;
  • Softwares podem ajudar: a tecnologia oferece grande auxílio para reduzir cursos, bem como reduz a chance de existirem erros de informações;
  • Economize no consumo de água: aqui a principal recomendação é trocar os galões de água por filtros;
  • Consumo de energia elétrica: substitua equipamentos antigos, que consomem muita energia, por novos. Além disso, opte por lâmpadas de LED, que consomem menos energia;
  • Melhore o uso dos recursos disponíveis na clínica para não ocorrer um desperdício de bens;
  • Tenha um controle de estoque eficaz para saber quando é necessário repor;
  • Pague as contas em dia para evitar juros, que possuem um valor bem salgado;
  • Procure ter uma agenda com um número razoável de consultas por dia, evitando horários de ociosidade no consultório.

Por fim, a última dica é ter conhecimento sobre as finanças do consultório. Afinal, sabendo o valor mensal arrecadado fica mais fácil controlar quanto dinheiro pode sair por mês.

Após saber mais sobre como reduzir gastos no consultório, que tal colocar em prática o que falamos aqui?

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também