A ideia é dar uma maior e mais eficiente assistência aos pacientes
Muitas vezes, ao chegarmos no dentista, as notícias não são boas. Há mais de um problema para ser reparado, o que pode tornar o tratamento longo e complexo. É por isso que a reabilitação oral foi criada.
Se interessou na proposta? Então continue com a gente para entender o que é reabilitação oral, o que ela inclui e suas vantagens!
A reabilitação oral é um conjunto de tratamentos feitos por uma equipe de especialistas para reabilitar as funções bucais de um paciente. Esse processo é planejado para que, no final, o paciente tenha um sorriso perfeito. A soma de profissionais trabalhando em harmonia acelera o processo que, sem planejamento, demoraria muito mais.
O maior objetivo é devolver ao paciente sua saúde bucal e suas funções bucais. Tudo é analisado para que, ao fim do tratamento, o paciente não precise passar por outros procedimentos.
A ideia é que, em menos tempo e com menos custos, o paciente obtenha seus objetivos. É a escolha que possui o melhor custo benefício!
O que pode ser feito na reabilitação oral?
Muitos pacientes chegam com falta de dentes, cáries, tártaro, sensibilidade dental, gengivite, entre outras doenças. Ao mesmo tempo, ele busca dentes alinhados e brancos.
Em um tratamento pontual, ele poderia demorar mais de um ano para alcançar todos esses objetivos. Para cada tratamento, um novo profissional e assim por diante.
A reabilitação oral facilita esse processo. Ela abrange doenças e problemas estéticos. Ou seja, quando o paciente fizer sua primeira consulta de avaliação, todos os fatores serão avaliados e colocados como parte do plano.
Assim, os tratamentos ficam mais dinâmicos, todos os profissionais conseguem ver o quadro de forma ampla e ninguém interfere (ou atrapalha) o trabalho do outro. É vantagem para dentistas e pacientes!
Em que casos ela é indicada?
A reabilitação da boca é necessária quando o quadro do paciente exige cuidados de mais de um especialista. Ou seja, se sua saúde bucal e estética estão comprometidas, já se pode cogitar uma reabilitação.
Em alguns casos, ela é essencial. Por exemplo, se a pessoa tem (ao mesmo tempo) falta de dentes, problemas de perda óssea e/ou periodontite e má oclusão, apenas uma reabilitação oral pode resolver tudo com rapidez e eficiência.
Em casos onde o paciente precisa de uma cirurgia, a reabilitação oral também é uma boa saída. Em algumas cirurgias, o procedimento só pode ser feito quando os dentes e a boca estão em perfeito estado. Com um plano de tratamento, a cirurgia seria feita mais rapidamente e com o amparo de toda uma equipe.
Quem são os profissionais?
A reabilitação dentária é feita por uma equipe que aborda todos ou, no mínimo, os problemas mais comuns dos pacientes. É preciso profissionais especializados e que trabalhem em conjunto.
Por exemplo, uma equipe formada por três dentistas: um clínico geral, um ortodontista e um odontologista estético conseguiria cuidar da maioria de todos os casos apresentados aqui. Em algumas situações, um implantodontista também pode ser necessário.
Vale ressaltar que esse tipo de procedimento pode pesar no bolso no primeiro momento, mas no longo prazo pode valer a pena pelo seu custo x benefício.
Gostou da reabilitação oral? Procure uma equipe especializada e comece já seu tratamento!