Conheça a rânula: uma “bolha” no assoalho bucal!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda porque o aparecimento da rânula pode demandar um procedimento cirúrgico com o dentista

Apareceu uma bolha debaixo da sua língua e você não sabe o que é? Possivelmente, é uma rânula. Esta lesão ganhou esse nome por aparentar ao ventre translúcido de um sapo ou de uma rã. O que não parece ser boa notícia para a saúde bucal, certo?

De fato, a rânula assusta muitos pacientes. Por isso, neste artigo, vamos conversar sobre o que é a lesão, os sintomas e os tratamentos adequados. Confira:

Rânula é uma lesão benigna, ou seja, não cancerígena. Sua aparência é de “bolha”, por seu formato e consistência mole. Um de seus principais sintomas é a retenção de saliva embaixo da língua.

Características clínicas da Rânula

As principais características da bolha no assoalho da boca são as seguintes:

  • Aumento de volume unilateral no assoalho bucal;
  • O acumulo de saliva surge devido a danos, ruptura ou dilatação dos condutos da glândula sublingual;
  • Bolha na boca de coloração levemente azulada e de consistência amolecida;
  • Formato arqueado;
  • Tamanho elevado do cisto que eleva a língua.
  • Sua localização mais comum é lateralmente à linha média do assoalho da boca;
  • Frequentemente é detectada em crianças e adultos jovens.
  • As lesões podem se romper e liberar o conteúdo mucoso;
  • Normalmente, não causa dor ao paciente.

Tipos

As rânulas podem ser classificadas em dois tipos, confira:

  • Simples: como já descrita, pode ser um acúmulo ou extravasamento de muco confinado ao pavimento da boca, acima do nível do músculo milo-hióideo (que forma o assoalho da boca);
  • Mergulhante: caracterizada por um bloqueio de muco decorrente da glândula sublingual ou com a obstrução do ducto salivar e encontra-se abaixo do nível do músculo milo-hióideo. Normalmente, encontram-se no triângulo submandibular, ocasionando em um volume próximo ao pescoço.

Tratamentos para Rânula

O diagnóstico da rânula é feito a partir de suas características clínicas. No entanto, os dentistas buscam um diagnóstico final com um exame histopatológico e um exame de imagem.

Nos casos de rânulas mergulhantes é necessário a solicitação de tomografia computadorizada e ressonância magnética. Contudo, a análise é difícil, pois esse tipo de lesão imita outras lesões no pescoço.

Por isso, é necessário uma entrevista com o paciente e imagens para o diagnóstico completo.

O tratamento da rânula é realizado por um estomatologista, cirurgião bucomaxilo ou clínico geral habilitado. Via de regra, envolve cirurgia.

No entanto, algumas técnicas são menos invasivas. Dentre elas, a marsupialização ou a descompressão demonstram bons resultados em lesões de pequeno diâmetro.

Esse procedimento remove o teto da lesão intra-oral, possibilitando que o ducto da glândula sublingual se comunique com a cavidade oral.

Ou seja, reduz a pressão interna da lesão com a retirada de muco, que acarreta na redução progressiva da lesão, para posterior enucleação.

Contudo, esses procedimentos não são recomendados para rânulas grandes. Nesses casos, o recomendado é remover a lesão juntamente com a glândula afetada.

O tempo de acompanhamento adequado para resolução do caso são seis meses. A recorrência da rânula não é incomum, e seu reaparecimento acontece por causa da remoção incompleta da glândula sublingual.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.