O raio x é um dos caminhos para se identificar doenças e facilitar o atendimento
Existem diversos tipos de radiografias odontológicas. Cada uma delas tem um objetivo e especificidade para ajudar nos diagnósticos. É por isso que a radiografia interproximal foi criada.
Nesse artigo vamos conversar sobre o que é a radiografia interproximal, suas vantagens e usos. Confira!
A radiografia interproximal é um exame focado na coroa dentária. Ele capta até três dentes da arcada superior e inferior por imagem. Também é conhecida como RX Bite Wing. O paciente deve morder um posicionador ou uma aleta para que o exame consiga captar os dentes das duas arcadas.
Quando o Bite Wings deve ser usado?
O raio x interproximal é usado, principalmente, para visualizar a saúde dos dentes posteriores – ou “dentes de trás”. Um exame clínico nesses dentes pode ser mais difícil e o bite-wings é perfeito para tirar qualquer dúvida.
Ele é ideal para identificar cáries. A cárie interproximal ou “entre os dentes”, por exemplo, é um problema sério que pode não ser visto a olho nu.
A radiografia interproximal consegue identificá-las claramente, justamente por seu foco na área. As cáries secundárias, que ficam sob próteses ou restaurações, também são identificadas com as imagens.
O dentista também consegue acompanhar qual o estado de restaurações e outros procedimentos nos dentes. Outro fator que aparece nas imagens é a crista óssea alveolar.
Ou seja, esse exame é ideal para todos os cuidados periodontais.
Quais as vantagens do radiografia interproximal?
A maior vantagem do raio x interproximal é sua imagem com dentes da arcada inferior e superior. Além disso, o foco em apenas dois ou três dentes, permite ao dentista uma visão aproximada e específica da área desejada.
Como o exame é rápido e pode ser feito em consultório, a praticidade é outro fator a ser levado em conta. Ele pode ser feito em menos de dois minutos!
Como todos os exames de raio x, ele é indolor, não invasivo e confortável para o paciente. Não é necessário qualquer preparo especial antes de realizá-lo, então pode ser feito a qualquer momento, caso haja necessidade.
Outro fator é que o raio x interproximal digital já está disponível. Isso permite que as imagens sejam salvas nos mais diversos formatos e transferidos facilmente, caso haja necessidade.
Também é possível alterar brilho e contraste das imagens, facilitando a visualização do dentista.
Grávidas podem realizar a radiografia interproximal?
O raio x interproximal pode ser feito em gestantes caso haja necessidade. No entanto, é vital que a paciente avise com antecedência da gravidez ou, até mesmo, da suspeita de gravidez.
Os bebês não devem ser expostos a radiação. Por isso, o dentista deve fornecer um avental de chumbo para a paciente usar. Isso vai impedir de que o bebê absorva a radiação e que o exame seja feito sem maiores complicações.
Gostou do produto? Ele pode ser um bom investimento para seu consultório, tanto como diferencial quanto como facilitador de diagnósticos. A radiografia interproximal pode mudar sua relação com os pacientes de forma positiva!