Radiografia carpal auxilia no planejamento de tratamentos ortodônticos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A análise ainda pode detectar possíveis disfunções de crescimento em crianças

Quando uma pessoa leva o filho ao dentista para iniciar algum tratamento, é comum que o profissional peça uma série de exames prévios. Entre eles, podemos citar a radiografia carpal.

O curioso é que, mesmo sendo realizada para fins odontológicos, a radiografia carpal nada tem a ver com a região da boca. Você deve estar se perguntando: como assim? Calma, iremos explicar neste artigo!

Radiografia carpal é uma técnica que utiliza raios x ou gama para produzir imagens internas da região da mão e dos punhos do paciente. Através desse exame é possível avaliar a idade óssea do paciente, verificando se ela condiz com a idade cronológica do mesmo.

Radiografia Carpal na Odontologia

O principal intuito desse exame é observar possíveis disfunções de crescimento ósseo infantil.

E na odontologia, a radiografia carpal é usada pelo dentista no planejamento de tratamentos ortodônticos em crianças e adolescentes, garantindo assim precisão.

A técnica também é amplamente utilizada no cenário da odontopediatria para os mais diversos fins.

Além disso, a medicina pode usar essas informações para análise, preservação e tratamento de crianças e adolescentes com atraso no crescimento constitucional, deficiência nos hormônios do crescimento ou doenças endocrinológicas.

Como a Radiografia Carpal é realizada?

O comum é que radiografias carpais sejam realizadas na mão esquerda, que é posicionada próxima a película radiográfica.

É importante que o paciente abra bem a sua mão, esticando os dedos e tentando deixar o maior espaço possível entre eles. Em seguida, ocorre a tomada de imagem.

Assim, é possível que o profissional encarregado análise essa imagem para definir a idade óssea do indivíduo. Essa investigação é realizada através da observação do formato espaçamento entre os ossos dessa região.

Em clínicas mais modernas é possível encontrar um programa de computador produzido para realizar esse diagnóstico com maior precisão.

Geralmente, uma diferença de até dois anos entre a idade cronológica e a idade óssea é considerada normal. Assim, trata-se apenas de um indício de que a criança entrou na puberdade de forma tardia.

O resultado do procedimento auxilia na determinação da curva de crescimento do paciente. Essa curva estima o seu estágio de desenvolvimento individual.

Um fator interessante é que a radiografia da mão e punho apresenta vantagens quando comparada a maioria das outras radiografias.

As imagens são geradas em alta resolução e o tempo de exposição da pessoa à radiação é menor que em outras metodologias.

Como é o processo de crescimento dos humanos?

O nosso crescimento ósseo costuma seguir a tendência geral do corpo. Assim, é comum que a pessoa se desenvolva de forma bastante notável durante a infância e a puberdade.

Estudiosos apontam que podem ocorrer 3 surtos de aceleração na velocidade do crescimento, sendo eles:

  1. Na infância, geralmente aos 3 anos de idade. Esse surto ocorre em ambos os secos;
  2. O segundo ocorre por volta dos 6 aos 7 anos nas meninas e dos 7 aos 9 anos nos meninos;
  3. O último acontece durante o período da puberdade, entre os 11 e 15 anos de idade.

Desse modo, podemos concluir que a idade óssea é essencial para a realização dos mais diversos procedimentos, tanto no meio odontológico quanto na medicina. Por isso é atribuída tamanha importância à radiografia carpal.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!