Quiropraxia aplicada nos tratamentos da área odontológica

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como a quiropraxia é aplicada na área da odontologia

Nós já falamos aqui na Simpatio sobre a interdisciplinaridade. Ela é fundamental para a troca de conhecimentos dos profissionais das diferentes área da saúde. A quiropraxia, por exemplo, pode se relacionar com a odontologia.

As técnicas da quiropraxia podem trazer benefícios para os pacientes e também para a equipe odontológica.

Quiropraxia é uma especialidade da área da saúde. Com métodos médicos, ela faz diagnósticos e tratamentos nas regiões articulares.

Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre a quiropraxia na odontologia.

Conhecendo mais sobre a quiropraxia

Antes de falarmos sobre o método médico dentro da área odontológica, vamos descobrir um pouco mais sobre essa especialidade.

As técnicas de quiropraxia são aplicadas em qualquer pessoa. Ou seja, todas as idades podem se beneficiar com esses métodos.

O profissional se prepara durante um curso de, em média, 5 anos. Assim, ele sai da graduação preparado para atender aos pacientes. As técnicas manuais são as mais usadas pelos quiropraxistas.

Por isso, os medicamentos e cirurgias não são recomendados no tratamento quiroprático.

Quando é indicada a quiropraxia?

A técnica médica é indicada para pessoas que buscam uma forma mais alternativa de tratamento. Dentre os problemas diagnosticados e tratados pelo quiroprático estão:

  • Hérnias de disco;
  • Dores de cabeça;
  • Dores lombares;
  • Dores ciáticas;
  • Dores no pescoço;
  • Restrição de alguns movimentos;
  • Problemas de postura;
  • Lesões por movimentos repetidos; e
  • Tensões musculares.

Além disso, você sabia que as técnicas quiropráticas também ajudam a área odontológica? Pois é, tanto a equipe como os pacientes podem se beneficiar com o método médico.

Benefícios para o paciente e para o profissional

Primeiro vamos falar sobre o profissional. Os diferentes tipos de dentistas podem garantir vantagens com as técnicas quiropráticas durante a rotina.

Mas como isso acontece? Bom, a resposta é simples. Como os profissionais passam o dia nos consultórios, alguns hábitos podem ser prejudiciais para a saúde.

Não fazer pausas, ficar com uma postura desconfortável e fazer movimentos repetidos sem ter se alongado antes são alguns dos problemas que mais trazem malefícios para a saúde do profissional.

É aqui que a técnica quiroprática entra. Os quiropraxistas incluem práticas que vão modificando os hábitos do profissional odontológico.

Assim, o método preventivo garante a segurança e evita que a equipe odontológica sofra com dores e tensões futuras. Algumas das práticas que o quiropraxista pedirá para o profissional adotar são:

  • Alongamentos;
  • Pausas; e
  • Mudança na postura.

Além dos profissionais, os pacientes odontológicos também podem se beneficiar com as técnicas quiropráticas. Assim, o principal problema tratado é o bruxismo.

Como é o tratamento do bruxismo?

O bruxismo é o ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes constantemente de forma rítmica. Desse modo, esse hábito parafuncional pode ocorrer tanto durante o dia quanto durante a noite.

Normalmente, ele é tratado com placas de proteção dentárias, medicamentos, compressas de água fria e atendimento psicológico.

Mas a quiropraxia para bruxismo também é um método alternativo de tratamento.

O tratamento é feito a partir do relaxamento muscular e com a liberação dos pontos de tensão. E sua duração depende do quadro clínico do paciente.

O profissional da quiropraxia irá trabalhar em conjunto com profissional da odontologia. Assim, as chances de um tratamento adequado e com êxito, aumentam.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.