A prótese dentária é uma necessidade para algumas pessoas que sofreram perda de dentes. Em busca de um sorriso cada vez mais branco, pessoas que utilizam esse acessório podem ter uma pergunta em comum: quem tem prótese dentária pode fazer clareamento dental?
Essa questão surge em consequência do escurecimento de um ou mais dentes e a necessidade estética do paciente. No entanto, a resposta para essa questão depende de alguns fatores nos quais vamos discorrer nesse artigo. Então, continue lendo para saber se quem tem prótese dentária pode fazer clareamento dental.
Qualquer pessoa pode realizar o procedimento de clareamento dental. No entanto, para pessoas que possuem prótese dentária ou restaurações, podem haver algumas limitações. Mas não se preocupe, existem soluções cabíveis para realizar o procedimento de clareamento nesse grupo de pessoas.
Quem tem prótese dentária pode fazer clareamento dental?
Sim! Pessoas que possuem prótese dentária, bem como pessoas que possuem restaurações, podem fazer clareamento dental. No entanto, existem alguns fatores a serem levados em conta antes do procedimento.
A primeira coisa que o paciente com prótese ou restauração precisa saber é que dentes protéticos não podem ser clareados. Isso ocorre até mesmo para os casos de facetas, implantes ou lentes de contato.
Portanto, não é possível realizar o clareamento de nenhum tipo prótese dentária. Seja esse procedimento caseiro ou em consultório.
Dessa forma, o clareamento dental para quem tem prótese dentária exige um estudo de caso mais completo por parte do dentista. Isso porque, se realizado o clareamento dental, há o perigo de uma discrepância estética ainda maior, já que a prótese ficará mais escura do que o restante dos dentes.
Mas se é possível realizar o clareamento dental em pessoas com próteses dentárias, como esse procedimento é feito?
Clareamento dental e prótese dentária
A solução para quem tem algum tipo de prótese e deseja deixar os dentes mais brancos é simples.
Se você já possui a prótese, será necessário balancear o custo-benefício e a verdadeira necessidade de um clareamento. Isso porque a solução para esse caso está na realização do clareamento e na posterior substituição de sua prótese por outra que harmonize com o novo tom dos dentes.
No entanto, o ideal é que o clareamento seja realizado antes do uso da prótese. Dessa forma, a confecção da prótese será baseada na cor dos dentes após o procedimento, deixando todos os dentes em harmonia de cores.
Se o problema, no entanto, for o escurecimento da prótese , e não dos dentes, como em casos de próteses totais, esta deve ser substituída por outra. Afinal, não é possível realizar o clareamento da mesma.
Influência do material
Casos de escurecimento da prótese podem estar relacionados ao material utilizado em sua confecção, bem como a sua qualidade.
A prótese dentária pode ser constituída por materiais diferentes. O uso do material utilizado na confecção da prótese podem influenciar diretamente no seu escurecimento ao longo do tempo.
Portanto, o material utilizado também deve ser um fator relevante no momento de confecção dessa prótese. Você sabe quais são eles?
- Prótese de resina: os custos das próteses feitas com esse material costumam ser mais baixos, no entanto esse material tende a ficar escuro mais rapidamente ao longo tempo, se comparado a outros materiais;
- Prótese de porcelana: as próteses feitas com esse material são consideradas as mais estéticas do mercado, desse modo, quando de boa procedência, não escurecem;
- Prótese de zircônia pura: possui um ótimo acabamento estético e também um bom custo-benefício. Apesar de não ter um nível estético tão bom quanto as próteses de porcelana, também não tendem a escurecer ao longo do tempo.
Agora que você já sabe se quem tem prótese pode fazer clareamento dental, é hora de marcar a sua consulta com o dentista para avaliar o seu caso e recuperar a aparência branquinha de seus dentes.