O que é ptialismo? Descubra tudo sobre esse distúrbio

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O excesso de saliva pode prejudicar a fala e outros pontos importantes do seu dia a dia

Nosso corpo normalmente produz um litro e meio de saliva por dia. No entanto, distúrbios como o ptialismo podem mudar radicalmente essa quantidade.

Já pensou se sua boca produzisse o triplo de saliva? Não? Pois saiba que isso pode acontecer – e é apenas um dos fatores do ptialismo. Continue lendo e descubra tudo sobre o tema!

O ptialismo é um distúrbio que afeta a quantidade de saliva produzida. O número, que é cerca de um litro e meio por dia, pode triplicar. Também conhecido como hipersalivação ou sialorréia, esse distúrbio pode prejudicar a saúde bucal e a qualidade de vida dos pacientes.

Primeiro: conheça a saliva

Antes de falarmos sobre o excesso de salivação, é importante pontuar qual é o estado normal da saliva. Por isso, fizemos um breve resumo sobre esse líquido tão importante!

A saliva é um líquido viscoso, formado por dois elementos básicos: água e muco. Claro, muitos outros componentes acabam se diluindo e formando parte da saliva, como algumas bactérias.

As glândulas salivares são as grandes produtoras da saliva, que colabora na fala e é essencial para a mastigação e digestão. Como já dissemos, sua quantidade diária normal é de um litro e meio.

Se você quiser saber mais, confira nossos artigos sobre a saliva. Neles você encontra todos os detalhes sobre a saliva artificial e curiosidades sobre o pH de um dos líquidos mais importantes do corpo!

O que causa o ptialismo?

As causas do ptialismo são incertas. Como a salivação em excesso é, normalmente, um mal temporário, muitas vezes os pacientes sequer buscam por ajuda odontológica.

O que se sabe é que esse problema é recorrente em grávidas. Por isso, a desregulação dos hormônios está associada à sialorréia. Outros fatores como tabagismo, estresse e uso de certos medicamentos também estão conectados.

Como isso pode afetar meu dia a dia?

O ptialismo pode afetar a fala, impedindo que ela ocorra ou dificultando a comunicação. Nesses momentos, a famosa baba pode ser um problema também.

O sufocamento é mais um risco da hipersalivação. O corpo não consegue engolir toda a saliva, o que pode causar engasgos. Esse excesso também pode “vazar”, sem que a pessoa controle, principalmente durante a noite, quando relaxamos.

Se o excesso de saliva é muito intenso, há riscos de desidratação.

Se a produção de saliva aumenta, o corpo “gasta” mais água para essa produção. Assim, se você sentir qualquer mal estar relacionado a desidratação, procure seu dentista de confiança.

Já estou com excesso de saliva há semanas! O que faço?

Na maioria dos casos, o excesso de salivação é temporário. No entanto, ele pode persistir. Nesta situação, você deve procurar seu odontologista para uma avaliação.

O ptialismo também é um sintoma de algumas doenças. Por isso, se persistir, é importante que você vá em busca de tratamento e procure um dentista. Não espere demais, pois você coloca em risco sua saúde bucal e sua qualidade de vida!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.