Protetor Facial pode ser usado na prevenção e no pós-trauma

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Assim como os protetores bucais, o protetor facial vem para dar mais segurança aos atletas

Você já deve ter visto em algum esporte, atletas utilizando protetores bucais. Esses protetores foram desenvolvidos para oferecer mais segurança durante o jogo. No entanto, com o tempo, se viu a necessidade de proteger mais do que apenas os dentes – e assim surgiu o protetor facial.

Nesse artigo, vamos conversar mais sobre o protetor facial. Sua definição, vantagens, como é feito e para quem é recomendado!

O protetor facial é como uma máscara, feita de material resistente, que protege os ossos da face. Seu tamanho pode variar, mas normalmente vai da testa até a linha do nariz. Sua fabricação é feita através de moldes por um cirurgião-dentista e pode ser usada após um trauma ou para prevenir acidentes no esporte.

Atenção: você pode encontrar protetores faciais prontos para venda. No entanto, eles não são recomendados!

Isso porque, por não serem feitos para o seu rosto, eles podem se deslocar durante os jogos e até aumentar os danos em um acidente.

Quais as vantagens do protetor facial?

As vantagens do protetor facial odontológico são muitas. A mais óbvia é a proteção dos ossos da face, que ficam expostos a machucados graves. Quem nunca viu um jogador de futebol com o nariz quebrado em campo? Pois é, isso poderia ser evitado com o uso do protetor.

Além da sua função preventiva, o protetor também atua no pós-trauma. Isso porque muitos atletas voltam a atuar depois de danos sérios aos ossos da face – e um outro acidente pode ser comprometedor ou definitivo para acabar com a carreira do atleta.

Ou, em um caso mais prático, o protetor pode adiantar a volta do atleta ao jogo. Em um cenário tradicional, um atleta com trauma facial ficaria afastado de 30 a 60 dias. Se ele voltar a ativa com o protetor facial, o retorno pode ser feito entre 7 e 14 dias!

Para isso, o protetor facial deve ser feito a partir do molde do rosto do atleta. Assim, o cirurgião-dentista poderá fazer o formato exato que o paciente precisa e com o material adequado para o caso.

Para quem é recomendado?

Os protetores faciais podem ser utilizados por qualquer atleta, desde que seja permitido pelas regras do jogo. Seu uso pode ser preventivo ou pós-traumático, sendo altamente recomendado nesse último caso.

E o protetor bucal?

O protetor bucal é uma espécie de aparelho para os dentes que serve para protegê-los. Seu objetivo é fazer com que o impacto da pancada seja reduzido, não afetando ou afetando muito pouco os dentes.

No entanto, seu trabalho se limita a proteção dos dentes, deixando os ossos da face desprotegidos. Ou seja, você pode sair com a mandíbula deslocada, mas com os dentes intactos, depois de uma pancada.

Dependendo do esporte, o atleta pode utilizar os dois protetores. Claro, isso deve ser conversado com o cirurgião-dentista responsável e ambos devem ser feitos sob medida para o paciente.

Gostou da ideia do protetor facial? Você pode procurar um dentista especializado em odontologia do esporte para fazer o seu!

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.