Prós e contras da prótese dentária de silicone

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A prótese dentária de silicone é um produto relativamente novo no mercado

O conforto e a harmonia do sorriso são preocupações comuns para quem usa próteses dentárias, como dentaduras e pontes móveis. Por isso, alguns pacientes optam pela prótese dentária de silicone.

A prótese dentária de silicone figura no mercado desde os anos 90, mas não conquistou uma popularidade tão grande. As próteses tradicionais, de acrílico, ainda são a preferência do público.

A prótese dentária de silicone é um modelo de prótese removível, podendo ser parcial ou total. Ela é feita de silicone pois era necessário um material que tivesse ao mesmo tempo resistência e flexibilidade. O intuito da utilização do material é substituir a parte dura que entra em contato com a gengiva e a mucosa.

Por transmitir menos força aos dentes, devido sua flexibilidade, podem ser usada em pacientes que tenham receio de perder os dentes que suportam as próteses parciais removíveis (PPR) convencionais.

Os ganchos não são metálicos e não desgastam os dentes de suporte. Eles acabam sendo mais estéticos e praticamente invisíveis para quem olha.

Grande parte do suporte é sobre as mucosas, o que faz com que seja gerada menos carga para os dentes remanescentes.

Quais as vantagens da prótese de silicone?

Além do que já foi citado acima, esse tipo de prótese dentária pode beneficiar o usuário nos seguintes aspectos:

  • Estética: a combinação do material junto com a tecnologia empregada resulta em uma prótese extraordinariamente estética, com uma translucidez natural, que se mimetiza com as cores das gengivas e dos dentes. Com isso, é possível substituir os antiestéticos ganchos metálicos por retenções imperceptíveis;
  • Elasticidade: o material utilizado para a confecção desta prótese é altamente flexível;
  • Resistência: é resistente às batidas, não sofrendo microfraturas, como acontece com as próteses de acrílico comuns. A resistência se dá também pelo fato do material empregado ser extremamente duradouro.

Principais problemas desse tipo de prótese

Mas como tudo na vida, as próteses dentárias removíveis também apresentam problemas. Os mais frequentes decorrem das tentativas de uso permanente do material.

Um grande exemplo é a prótese móvel flexível, que busca aperfeiçoar o sorriso do paciente por meio de grampos estéticos.

As principais contestações do uso da prótese parcial removível em silicone estão relacionadas com a mastigação, a fonação e a má instalação da prótese. Assim, há pessoas que possuem dificuldades em se adaptar.

Fora isso, ainda existem relatos que falam sobre fragilidade, o que contribui para a queda do novo dente.

Pacientes que tenha um PPR podem usar uma PPR flexível de silicone?

Sim. No caso das próteses inferiores, em alguns casos, é feita uma barra metálica pela parte de trás dos dentes. Isso diminui o seu volume e aumenta a resistência.

Contudo, não precisa se preocupar. Esta barra não compromete de maneira alguma a estética e serve somente para reduzir o incomodo para a língua.

Atenção ao escolher a prótese

Por ser um equipamento recente, diversos laboratórios não dispõem da tecnologia necessária para desenvolver a prótese.

Por isso, fale com seu dentista e escolha a prótese dentária de silicone mais adequada e que tenha a melhor qualidade possível.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

2 Replies to “Prós e contras da prótese dentária de silicone”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.