Problemas na fala ocorrem por disfunções bucais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Os problemas na fala normalmente ocorrem por conta de algum problema ortodôntico ou por conta da língua presa

É comum, em alguns momentos, que o dentista tenha que realizar um tratamento multidisciplinar. Ou seja, um procedimento que tenha a participação de outras especialidades. Quando o paciente apresenta problemas na fala, por exemplo, é de suma importância a atuação conjunta com o fonoaudiólogo.

Normalmente, os problemas na fala são desencadeados por duas razões: questões ortodônticas ou por conta da língua presa, que acontece em decorrência do encurtamento do frênulo lingual.

Os problemas na fala são aqueles que a pessoa evidencia quando pronuncia algum tipo de palavra, principalmente se tiverem as letras R, L, S, J e Z.

Agora, vamos aos principais motivos que causam dificuldade na fala, que, como dissemos, são em consequência de alterações ortodôntica.

Má oclusão prejudica a fala

A fala pode ser afetada por conta de uma má oclusão

A oclusão dentária é o contato entre a parte superior com a inferior da arcada dentária. Uma ótima oclusão garante 0 melhor funcionamento das atividades da cavidade oral.

Por isso, é importante que quem sofre com dentes desalinhados procure tratamentos que visem sua correção. E dentre essas funções estão a mastigação, a fonética e a deglutição.

Quando os dentes estão tortor, eles interferem na movimentação da língua. Assim, o paciente passa a ficar com a fala comprometida.

Aparelho ortodôntico causa problemas na fala

O aparelho ortodôntico pode causar dificuldade na fala

Os aparelhos ortodônticos são usados para fazer o alinhamento dos dentes quando eles crescem com uma má formação. Também servem para corrigir a posição dos dentes para fins estéticos e funcionais.

Entretanto, é comum que os pacientes se queixem de uma dificuldade no desenvolvimento da fala, em especial quem faz uso dos aparelhos fixos, palatinos e ortopédicos.

Em conjunto com o fonoaudiólogo, o paciente pode fazer sessões que tem como objetivo a retomada da fala correta do paciente.

Língua presa também prejudica a fala

Língua presa prejudica o desenvolvimento da fala

A língua presa ocorre porque a membrana que fica embaixo da língua, popularmente conhecida como “freio”, é menor que o normal. Isso faz com que a pessoa tenha uma limitação dos movimentos da língua, não deixando que ela se mova livremente.

O problema na fala e saúde bucal também pode acontecer se a pessoa possui o frênulo postado um pouco antes do local adequado, ficando mais ao início da língua. Dessa forma, a pessoa não consegue nem levantar totalmente a língua.

Para tratar a língua presa, é comum intervir cirurgicamente. Mas fique calmo! O procedimento é muito simples.

O procedimento denomina-se frenotomia, que fará um pequeno corte no freio da língua. O dentista aplica uma anestesia local e, em seguida, com uma tesoura esterilizada, faz a cisão.

Isso ajuda a libertar a língua, deixando para trás todos os problemas que ocasiona. A cirurgia pode ser efetuada em qualquer pessoa, em qualquer idade, até mesmo em bebês. Após um dia, o paciente já está recuperado.

No entanto, se houver necessidade, a pessoa pode consultar o fonoaudiólogo, que a ajudará a se adaptar a viver sem o incômodo.

Portanto, antes de tudo, é necessário visitar o dentista se você notar que está com problemas na fala. Ele buscará identificar alguma disfunção para ver se está relacionada.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.