Porta escova de dente é eficiente contra bactérias? Descubra!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O objeto possui divisórias que ajudam a separar as escovas e o creme dental

Todos nós sabemos que escovar os dentes é um hábito fundamental que deve ser realizado diariamente. Mas poucas pessoas pensam em como devemos guardar o nosso aparato de higiene bucal. A resposta é simples, você deve adquirir um porta escova de dente.

A grande verdade é que a escova pode se tornar um ecossistema rico em microrganismos danosos à nossa saúde bucal quando mal armazenada. Por isso foi desenvolvido o porta escova de dente.

Porta escova de dente é um dispositivo que serve como suporte para as escovas de dente. Ele se apresenta normalmente em formato de copo e possui divisórias para separar as escovas e o creme dental.

Normalmente, equipamentos mais modernos possuem uma tampa, com o objetivo de proteger a escova das bactérias e microrganismos presentes no ambiente.

Sobre o porta escova de dentes

Ainda que a função do porta escova seja organizar e deixar os instrumentos de higiene bucal longe da bactérias, o aparelho apresenta algumas falhas bastante evidentes.

Na maioria desses dispositivos, é comum que o seu design propicie o contato entre as escovas de dente presentes ali. Com isso, um objeto pode contaminar o outro, colocando em risco a saúde dos envolvidos.

Muitas pessoas guardam a sua escova ainda úmida dos dispositivos. Porém, essa prática recorrente também pode prejudicar o desempenho dos porta escova de dente.

Assim, um ambiente fechado, abafado e úmido se torna o local perfeito para a proliferação desordenada de bactéria e microrganismos.

Como devo armazenar a minha escova de dentes?

É importante ressaltar que o grande desafio aqui é fugir de ambientes úmidos e abafados. Assim, as escovas devem ser acomodadas, já secas, em um armário ou espaço individual.

É fundamental que elas fiquem distantes de qualquer objeto que possa contaminá-las, como outras escovas de dente ou pentes de cabelo.

Deixar o objeto próximo ao vaso sanitário também é um erro bastante comum que deve ser evitado. Esse ambiente é uma enorme fonte de bactérias potencialmente patogênicas.

Com isso, a proliferação de microrganismos e a infecção cruzada podem ser potencializadas, o que tende apenas a prejudicar o usuário da escova de dente.

Higienizando minha escova de dente

Ao final da escovação é imprescindível que você higienize a sua escova. Um passo essencial e bastante básico é lavar o objeto com água corrente, para que os resíduos alimentícios possam ser removidos das cerdas.

Em seguida, você pode bater levemente o cabo da escova na pia para retirar o excesso de água. Assim você contribui para que bactérias danosas não se reproduzam com tanta facilidade naquele meio.

Um antisséptico bucal também pode ser utilizado nesse processo, sendo borrifado em pequenas quantidades nas cerdas da escova.

Por fim, o recomendado é que o utensílio seja guardado na posição vertical, com a cabeça para cima e em um local bastante arejado.

Além disso, profissionais recomendam que você tome alguns cuidados com a escova de dentes, tais como:

  • Trocar de escova pelo menos a cada 3 meses;
  • Trocar de escova após um resfriado ou dor de garganta;
  • Lavar as mãos antes de escovar os dentes;
  • Utilizar lixeiras preferencialmente com tampa e pedal;
  • Deixar a tampa do vaso sanitário fechada quando o mesmo não estiver em uso.

Agora você já sabe um pouquinho mais sobre o porta escova de dente e como você deve armazenar e cuidar de seus aparatos de higiene bucal.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!