Pôntico é uma das alternativas para substituir um dente

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Além de prejudicar a aparência do sorriso, a falta de um ou mais dentes pode prejudicar a saúde bucal como um todo, inclusive em funções importantes, como a fala e a mastigação. Com o intuito de solucionar esse problema, a odontologia conta com diversas opções de tratamento para substituir o dente perdido, como o pôntico.

Devolvendo a estética do sorriso e evitando complicações funcionais, tanto a prótese dentária quanto como o pôntico não deixam que os dentes alterem suas posições, o que atrapalha a fisiologia da arcada dentária.

As próteses parciais fixas em pôntico, mais conhecidas como pontes fixas, são utilizadas para substituir a falta de um ou mais dentes perdidos na boca. Esse tipo de prótese cria uma ponte que liga os dentes adjacentes ao espaço sem dente.

Qual a diferença da prótese em pôntico para as outras?

Enquanto outros tipos de técnicas, como a coroa dentáriamais conhecida como jaqueta – são individuais, na técnica da prótese dentária em pôntico os dentes são confeccionados de forma unida.

Isto é, são confeccionados vários dentes juntos, ligados, onde os das extremidades se encaixam nos dentes adjacentes ao espaço onde há falta de dentes. Esses dentes ajacentes são chamados de dentes pilares, pois dão sustentação à prótese.

Na prótese dentária, entre os dentes confeccionados nas extremidades, que se encaixam nos dentes reais – os pilares -, está o dente pôntico, o dente falso que se encaixa no buraco sem dente.

Dessa forma, esse tipo de prótese faz uma ponte, usando os dentes adjacentes ao espaço desdentado para sustentar o dente pôntico e devolver a estética do sorriso.

Por isso, como dissemos, ao contrário da jaqueta, que é um técnica individual, o pôntico é uma prótese na qual os dentes são confeccionados unidos.

A ponte dentária em pôntico pode ser usada para substituir até três dentes ausentes. Nesse caso, a prótese possui cinco dentes, sendo os da extremidade que se encaixam e nos dentes pilares.

Esse tipo é chamado de prótese dentária fixa, pois são fixadas sobre os dentes do paciente – que estão previamente preparados para recebê-la -, e não podem ser removidas pelo paciente posteriormente, apenas em consultório odontológico.

Quais são os pontos positivos e negativos da prótese dentária em pôntico?

Para muitas pessoas, a ideia de realizar um implante pode ser um tanto quanto assustadora, muitas vezes pelo medo de passar por uma cirurgia, por exemplo. Para elas, a ponte fixa em pôntico pode ser uma boa alternativa.

Veja a seguir os pontos positivos e negativos dessa técnica:

Positivos

  • Possui ótimos resultados estéticos;
  • Tem durabilidade elevada;
  • Tempo de tratamento curto;
  • Técnica simples;
  • Não requer cirurgia.

Negativos

  • Higienização mais difícil;
  • Pode desgastar os dentes de suporte;
  • Necessita ser substituída com o tempo.

Existem contraindicações?

Apesar de ser uma boa solução para recuperar o sorriso, nem todo mundo pode utilizar esse tipo de prótese.

As taxas de sucesso do tratamento podem diminuir se o paciente se enquadrar em uma das situações abaixo:

  •  Tabagismo;
  • Doença periodontal;
  • Bruxismo severo;
  • Deficiência óssea;
  • Diabete descontrolada.

Já para os pacientes que se enquadram nas situações abaixo, o uso desse tipo de prótese é contraindicado:

  • Tratamento oncológico;
  • Doenças metabólicas.
  • Medicações com alendronatos.

Se você é uma das pessoas que têm medo do implante dentário, a prótese em pôntico pode ser uma ótima alternativa. Consulte um odontologista para saber qual o tipo ideal para você.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.