Polissulfeto é um material de moldagem odontológica

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O polissulfeto pertence à classe dos materiais elásticos, possuindo uma ótima flexibilidade

Existem inúmeros materiais de moldagem na odontologia. Eles têm como função reproduzir o modelo da boca do paciente. São utilizados para planejar tratamentos, principalmente os que envolvem a ortodontia. E um desses materiais, que abordaremos nesse artigo, é o polissulfeto.

Os materiais podem ser rígidos ou elásticos. O polissulfeto pertence à classe dos elásticos.

O polissulfeto é elastômero, um polímero que tem propriedades de extensibilidade e de recuperação elástica, suportando grandes deformações antes de se romper. Dentro do conjunto elastomérico, é o elemento menos rígido, ou seja, é muito fácil manipulá-lo.

Sua utilização é requisitada durante o procedimento de manufatura de próteses dentárias, já que tem estabilidade dimensional superior à dos hidrocoloides, um um outro grupo de materiais de moldagem elásticos.

Então, a boa flexibilidade possibilita que o polissulfeto seja removido das áreas retentivas sem esforço, como dos sulcos gengivais e das fissuras dentárias. No entanto, essa condição pode ocasionar em uma adversidade. Por ser bastante dobradiço, o mal manuseio resulta em grande deformação do produto.

Por isso, os dentista precisam conhecer a importância do manejo correto, sobretudo das técnicas de remoção.

Reação de presa do Polissulfeto

O tempo de reação de presa, que é o intervalo que leva para a mistura do material torna-se rígida o suficiente para não sofrer uma deformação definitiva, conquista sua velocidade máxima antes do fim da espatulação. Neste período, uma elasticidade começa a se formar.

Ao fim, é constituído um material com elasticidade e resistência apropriada. Dessa forma, pode ser retirado convenientemente das partes retentivas da cavidade oral.

Reação de polimerização do Polissulfeto

A reação de polimerização é o modo de obter polímeros. Da etimologia, “polímero” significa várias partes. Assim, trata-se de uma junção que sucede em uma cadeia de macromoléculas poliméricas.

E essa ação do polissulfeto é exotérmica, isto é, emite calor, que dependerá da quantidade de material manipulado e da concentração de iniciadores.

A umidade e a temperatura também estão inerentes à situação, pois aceleram a presa da substância.

Reação de condensação do Polissulfeto

A reação de condensação provoca a combinação de duas moléculas para formar uma única, descartando a menor durante o processo. O subproduto concebido nessa reação é a água. Se ela for extraviada, mesmo em pequenas porções, afeta a estabilidade dimensional da moldagem odontológica.

Por esse motivo, é importante que o dentista deixe-a na boca do paciente por um tempo maior que o sugerido, melhorando a estabilidade.

Além disso, pode-se utilizar moldeiras individuais, pois controlam de modo mais eficiente a quantidade, a regularidade e a densidade dos polissulfuretos.

Dicas para trabalhar com o Polissulfeto

Confira algumas recomendações para melhorar a atuação do produto.

  • Não use o enxofre como acelerador porque ele causa um odor ruim;
  • Não use o dióxido de chumbo como acelerador. Ele dificulta a manipulação;
  • Não deixe o produto cair na roupa do paciente. As manchas dificilmente conseguem ser removidas;
  • Não deixe entrar em contato com os olhos ou ser engolido.

Tempo de armazenamento do Polissulfeto

Infelizmente, o tempo de armazenamento do polissulfeto é curto. É possível notar uma alteração em sua composição logo nas primeiras horas.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!