Polimento dental para deixar dentes lisos e brilhantes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O polimento dos dentes visa retirar manchas externas

Na busca por dentes brancos e brilhantes, muitas pessoas procuram pelo procedimento de polimento dental.

Você conhece as vantagens e os riscos do polimento dental?

O polimento dental é suaviza a superfície dos dentes. Em geral, ele é realizado após uma raspagem dentária ou uma destartarização.

Como acontece o Polimento Dental?

polimento dentário é realizado com a utilização de uma taça de borracha e cremes dentais próprios para o polimento.

A taça de borracha é uma ferramenta utilizada em consultórios odontológicos durante limpezas dentais.

Entre suas funções estão:

  • Remoção da placa bacteriana dos dentes;
  • Remoção do tártaro dos dentes;
  • Fazer a limpeza dos dentes.

Já a pasta de polimento, também chamada de pasta profilática, conta com grãos abrasivos que variam de tamanho, podendo ser finos, médios ou grossos

Além disso, algumas pastas profiláticas contêm flúor. Assim, podem auxiliar o processo de remineralização da superfície do esmalte dentário ou reduzir a sensibilidade dos dentes.

Funções do Polimento Dental

Em geral, o polimento do dente vem acompanhado de um procedimento de raspagem dental ou destartarização.

Essa raspagem é feita para remover a placa bacteriana alojada nos dentes, que pode calcificar e se transformar em tártaro dentário. Desse modo, o polimento visa eliminar manchas nos dentes e deixar sua superfície mais plana.

Além de sua função cosmética, que deixa os dentes mais claros e brilhantes, a técnica também retira imperfeições dentárias, evitando possíveis acúmulos de placa bacteriana.

Quando o Polimento Dental deve ser realizado?

Antigamente, acreditava-se que o polimento poderia ser realizado durante qualquer procedimento que visasse a higiene dos dentes.

No entanto, na atualidade ele é indicado apenas quando acontece o aparecimento de manchas extrínsecas nos dentes, que são aquelas que ocorrem na parte externa do elemento dental. Em geral, são provocadas pelo consumo excessivo de chás, café, cigarro ou por conta da placa.

Riscos do Polimento Dental

O acabamento e polimento dos dentes pode trazer alguns malefícios para a arcada dentária.

Pessoas que contam com dentes restaurados, por exemplo, devem evitar passar pela técnica. Isso porque as restaurações em amálgama ou em porcelana podem, posteriormente, ser danificadas pelas pastas profiláticas.

Além disso, os grãos presentes na pasta podem entrar na região abaixo da linha da gengiva, provocando infecções e inflamações nos tecidos moles.

Outros fatores que devem ser observados pelo profissional da odontologia na hora de realizar o polimento são:

  • Dentes recém-irrompidos;
  • Dentes com superfícies expostas da raiz;
  • Dentes com áreas de desmineralização;
  • Dentes sem mancha existente;
  • Hipocalcificação;
  • Hipoplasia;
  • Sensibilidade dentária;
  • Inflamação gengival;
  • Alergias;
  • Doenças transmissíveis.

Por isso, é indicado uma terapia com flúor para minimizar os efeitos negativos do polimento, como o aumento do risco de cáries dentárias.

O Polimento Dental não substitui a escovação

É importante ressaltar que o polimento dental não substitui a realização da higiene bucal. Por essa razão, o paciente deve escovar os dentes pelo menos três vezes por dia, complementando a escovação com fio dental, retirando a placa bacteriana e os restos de alimentos dos espaços interdentais.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.