Pneumonia pode ser causada pela má higiene oral

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda qual é a relação de nossa saúde oral com a doença

Você conhece a pneumonia? Ela pode ser causada por germes e bactérias presentes no ar que respiramos. Entretanto, na maioria das vezes o nosso sistema imunológico evita que haja essa infecção.

Porém, em alguns casos esses microrganismos conseguem driblar os sistemas de defesa de nosso corpo, causando a pneumonia.

Pneumonia é uma inflamação séria que afeta os pulmões. Geralmente, a área mais afetada são pequenos sacos aéreos presentes nessa região, chamados de alvéolos pulmonares.

O espaço alveolar é responsável pela realização de trocas gasosas. Assim, uma vez que eles sofrem alguma infecção, pode ocorrer o contato do ar com o sangue.

Dessa forma, nosso organismo fica mais suscetível ao desenvolvimento de algumas anomalias, como é o caso da pneumonia.

Contudo, é válido dizer que de uma maneira geral a pneumonia não é contagiosa. Ela normalmente é contraída quando a imunidade de nosso corpo está muito fraca, tendendo a falhar e possibilitar a invasão dos agentes.

Sintomas e fatores de risco da pneumonia

Entre os principais sintomas, é possível citar:

  • Falta de ar e dificuldade de respirar;
  • Dor no peito ou tórax;
  • Mal-estar generalizado;
  • Prostração (fraqueza);
  • Suores intensos, principalmente a noite;
  • Náuseas e vômito;
  • Febre alta, geralmente acima de 37,5° C;
  • Tosse seca ou com catarro de cor amarelada ou esverdeada.

Além disso, existem alguns fatores de risco, que podem impulsionar a possibilidade de surgimento da doença. São eles:

Relação entre a pneumonia e a saúde oral

Agora iremos falar sobre a relação pneumonia e saúde bucal. Estudos indicam que alterações em algumas bactérias orais podem ser a causa de certos casos de pneumonia.

O interessante é que as doenças respiratórias e a saúde bucal têm sido associadas há anos. Acredita-se que infecções bacterianas no tórax sejam causadas pela passagem de gotículas da boca e garganta para os pulmões.

Algumas pesquisas mostram uma taxa mais alta de mortalidade por pneumonia em pessoas que experimentaram uma quantidade de problemas bucais acima da média.

Assim, a anomalia se torna uma grande preocupação inclusive no cenário odontológico. Por isso, é bom entender como se prevenir contra a doença.

Prevenindo a pneumonia com higiene oral

Com vimos, a doença pode ter origem a partir de uma higiene bucal realizada de forma incorreta, possibilitando a alteração das bactérias orais.

Assim, é interessante que você saiba como realizar cuidados bucais para a prevenção da pneumonia.

O ideal é escovar os dentes com creme dental fluoretado por pelo menos 2 minutos após todas as refeições e antes de dormir. Além disso, o fio dental também deve ser utilizado, sendo um complemento fundamental a escovação.

Realizar bochecho com enxaguante bucal e excluir alimentos muito açucarados de sua dieta também podem auxiliar na prevenção da pneumonia.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.