Entenda qual é a relação de nossa saúde oral com a doença
Você conhece a pneumonia? Ela pode ser causada por germes e bactérias presentes no ar que respiramos. Entretanto, na maioria das vezes o nosso sistema imunológico evita que haja essa infecção.
Porém, em alguns casos esses microrganismos conseguem driblar os sistemas de defesa de nosso corpo, causando a pneumonia.
Pneumonia é uma inflamação séria que afeta os pulmões. Geralmente, a área mais afetada são pequenos sacos aéreos presentes nessa região, chamados de alvéolos pulmonares.
O espaço alveolar é responsável pela realização de trocas gasosas. Assim, uma vez que eles sofrem alguma infecção, pode ocorrer o contato do ar com o sangue.
Dessa forma, nosso organismo fica mais suscetível ao desenvolvimento de algumas anomalias, como é o caso da pneumonia.
Contudo, é válido dizer que de uma maneira geral a pneumonia não é contagiosa. Ela normalmente é contraída quando a imunidade de nosso corpo está muito fraca, tendendo a falhar e possibilitar a invasão dos agentes.
Sintomas e fatores de risco da pneumonia
Entre os principais sintomas, é possível citar:
- Falta de ar e dificuldade de respirar;
- Dor no peito ou tórax;
- Mal-estar generalizado;
- Prostração (fraqueza);
- Suores intensos, principalmente a noite;
- Náuseas e vômito;
- Febre alta, geralmente acima de 37,5° C;
- Tosse seca ou com catarro de cor amarelada ou esverdeada.
Além disso, existem alguns fatores de risco, que podem impulsionar a possibilidade de surgimento da doença. São eles:
- Fumo: provoca reação inflamatória que facilita a penetração de agentes infecciosos;
- Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório;
- Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias;
- Resfriados mal cuidados;
- Mudanças bruscas de temperatura (choque térmico).
Relação entre a pneumonia e a saúde oral
Agora iremos falar sobre a relação pneumonia e saúde bucal. Estudos indicam que alterações em algumas bactérias orais podem ser a causa de certos casos de pneumonia.
O interessante é que as doenças respiratórias e a saúde bucal têm sido associadas há anos. Acredita-se que infecções bacterianas no tórax sejam causadas pela passagem de gotículas da boca e garganta para os pulmões.
Algumas pesquisas mostram uma taxa mais alta de mortalidade por pneumonia em pessoas que experimentaram uma quantidade de problemas bucais acima da média.
Assim, a anomalia se torna uma grande preocupação inclusive no cenário odontológico. Por isso, é bom entender como se prevenir contra a doença.
Prevenindo a pneumonia com higiene oral
Com vimos, a doença pode ter origem a partir de uma higiene bucal realizada de forma incorreta, possibilitando a alteração das bactérias orais.
Assim, é interessante que você saiba como realizar cuidados bucais para a prevenção da pneumonia.
O ideal é escovar os dentes com creme dental fluoretado por pelo menos 2 minutos após todas as refeições e antes de dormir. Além disso, o fio dental também deve ser utilizado, sendo um complemento fundamental a escovação.
Realizar bochecho com enxaguante bucal e excluir alimentos muito açucarados de sua dieta também podem auxiliar na prevenção da pneumonia.