PACIENTES

Placa miorrelaxante ajuda no tratamento de problemas bucais

Placa miorrelaxante ajuda no tratamento de problemas bucais

Confira quando a placa miorrelaxante é indicada pelos profissionais da área

Os problemas bucais pedem por tratamentos. Por isso, os profissionais da área da odontologia estão sempre à procura de métodos que ajudem a evitar alterações bucais. Um desses métodos é a placa miorrelaxante.

Ela é feita de acrílico ou de silicone e posicionada sobre os dentes. Mas, afinal, o que é a placa miorrelaxante?

A placa miorrelaxante é um aparelho e instrumento odontológico. Ela é colocada sobre os dentes desgastados dos pacientes que sofrem com alterações bucais agressivas.

Tipos de placas miorrelaxantes

Na confecção odontológica, encontramos dois tipos de placas:

  • Macias: são feitas de silicone. Mais indicadas para o tratamento das alterações na atm.
  • Rígidas: são feitas de acrílico. Mais indicadas para o tratamento do bruxismo.

Quando devo usar a placa?

O seu dentista de confiança é o único que pode te dar certeza de quando você precisará usar o instrumento odontológico. No entanto, o uso dele é indicado para as seguintes alterações bucais:

  • Bruxismo: ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes constantemente de forma rítmica. Entre os sintomas encontramos: ranger ou apertar os dentes, dentes achatados, fraturados, lascados ou soltos, esmalte dentário desgastado- expondo camadas mais profundas do dente-, sensibilidade dentária, dor orofacial, dor de cabeça, dor de ouvido e recuos de língua.

Assim, a placa miorrelaxante para bruxismo é usada, geralmente, no período noturno.

  • Alterações na ATM: é o problema na movimentação do maxilar inferior. Entre os sintomas encontramos: dor de cabeça, dor de ouvido, dificuldade para abrir a boca, inchaço na face, maxilar pode travar, deslocamento da mandíbula e dificuldade para mastigar.

Assim, a placa miorrelaxante para atm é usada tanto no período diurno como no noturno.

 Qual é a função da placa miorrelaxante?

Agora que já sabemos as indicações de quando usar o material odontológico, vamos entender as suas funções. Entre elas estão:

  • Proteger os dentes dos desgastes;
  • Aliviar a pressão das articulações temporomandibulares; e
  • Relaxar a musculatura da face.

Cuidados com a placa

Alguns cuidados com a higiene oral são essenciais para evitar problemas futuros. Por isso, indicamos algumas dicas básicas para você seguir diariamente.

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes.

Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela também tem bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. É importante tentar não passar a escova bruscamente.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.

Agora, indicamos algumas dicas básicas para você cuidar das placas miorrelaxantes.

Depois de 30 dias da primeira colocação da placa, você precisa retornar ao dentista. Isso porque o profissional precisa ajustar o instrumento periodicamente.

Assim como os seus dentes, a miorrelaxante também precisa ser higienizada.

Por isso, passe a escova e creme dental no aparelho toda vez que for utilizar. Além disso, a cada mais ou menos 15 dias, coloque a placa em um recipiente com água fria.

E, atenção! Não guarda a placa em qualquer lugar. Tenha uma caixinha higienizada especialmente para colocar o produto quando não estiver usando.

Vá até o consultório do seu dentista de confiança para visitas regulares e verifique se está tudo certo com a sua placa miorrelaxante.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também