Placa lábio ativa é uma espécie de aparelho ortodôntico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A placa lábio ativa normalmente é utilizada durante a fase de dentição mista do paciente

O alinhamento dos dentes é um processo que busca colocar os dentes em sua posição correta, corrigindo a má oclusão. E uma das técnicas ortodônticas para resolver esse problema é através da placa lábio ativa (PLA).

Ao pensar em ortodontia, é comum interligarmos o assunto com os aparelhos móveis ou fixos. No entanto, a placa lábio ativa também é uma alternativa. O dentista deve saber utilizá-la nos momentos certos para que ela atinja seu objetivo.

Placa lábio ativa funciona como um aparelho removível. Seu objetivo é reabilitar as disfunções da arcada dentária, principalmente o apinhamento dos dentes no período de dentição mista. Ou seja, no instante em que o paciente encontra-se em transição dos dentes de leite para os permanentes.

Como a placa lábio ativa age?

A placa lábio ativa ortodôntica transfere as forças do músculo peribucal a um local que funcionará como ancoragem, que normalmente são os primeiros molares.

A atividade de ancoragem consiste em utilizar um ponto fixo na boca para ajudar na movimentação de outros dentes.

Dessa forma, não haverá uma canalização de forças sobre os dentes anteriores que, por consequência, não ficarão apinhados.

Mesmo em repouso, a musculatura peribucal exerce uma força sobre a superfície vestibular da PLA. Essa força tende a aumentar durante a fala e a mastigação de alimentos.

No início do tratamento, as pressões são maiores, já que a região não está acostumada com a presença de um aparelho.

Portanto, conforme o uso, há uma diminuição desse esforço, o que obriga o dentista a passar a agir de outras maneiras. Por isso, o profissional deve saber bem quando e como usar a PLA para que ela seja eficaz.

Como é a placa lábio ativa?

A placa ortodôntica é composta por um fio de aço inoxidável com cerca de 1,10mm de diâmetro. Ela possui alças em suas extremidades que se encaixarão nos dentes do fundo.

À frente, existe um escudo de acrílico que funcionará para separar o lábio da face vestibular dos dentes anteriores.

Seu formato busca ser o menos prejudicial para a estética do paciente, não aparecendo quando sorri ou fala, além de não trazer incômodos, tampouco lesões.

Indicações da PLA

Como dissemos, o lip bumper, como é conhecido, é costumeiramente indicado no período em que o paciente encontra-se com dentição mista, atuando para recuperar espaço, o que irá precaver dentes apinhados no futuro.

Entretanto, ele pode ser introduzido ainda na dentição decídua, se o paciente tiver a queda precoce dos molares. O intuito mantém-se o mesmo: conservar espaço.

E também pode ser colocado na permanente, como reforço de ancoragem. Dessa vez, não está mais inserido na ortodontia preventiva, mas, sim, na corretiva.

Sobre a utilização da placa

O tempo desse tratamento ortodôntico está associado ao objetivo que o dentista pretende alcançar.

Por exemplo, se for como reforço de ancoragem, ele deverá permanecer até o final da fase de retração do segmento anterior. Se for para manter o espaço, ficará até a erupção total do dente permanente que está em evidência.

É importante que a pessoa use a placa lábio ativa o máximo possível durante seu dia, retirando-a somente no momento de se alimentar, de fazer a higiene bucal e de praticar esportes.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

2 Replies to “Placa lábio ativa é uma espécie de aparelho ortodôntico”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.