Placa de Begg é etapa essencial do tratamento ortodôntico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Fundamental para manter os ajustes já feitos, placa de Begg é usada com frequência no tratamento ortodôntico

Muitas pessoas fazem o uso de aparelhos ortodônticos. É um tratamento bastante comum, principalmente entre os adolescentes. Mas você já ouviu falar sobre a placa de Begg?

Infelizmente, existem sim casos em que após anos de tratamento ortodôntico, os dentes voltam a se mover para o lugar incorreto. A placa de Begg serve para evitar exatamente que isso aconteça!

Placa de Begg é nada mais do que um aparelho de contenção. Ele serve principalmente para a manutenção de todo a alinhamento que foi previamente feito com outro acessório.

Assim, impede que os dentes retornem às suas posições iniciais.

Quando a Placa de Begg é Indicada?

Hoje em dia, as placas que mais são utilizadas pelos profissionais da odontologia, especificamente da área da ortodontia, são a placa de Hawley e a placa de Begg.

Ambas têm vantagens e desvantagens que são muito parecidas, uma vez que possibilitam com que ocorra principalmente:

  • Uma melhor intercuspidação no período de pós-tratamento;
  • Impedem a recidiva dos dentes no sentido anteroposterior e lateral;
  • Têm uma grande probabilidade de possuírem um acréscimo de resina em sua parte anterior a fim de auxiliar a contenção do tratamento da mordida profunda;
  • Podem até mesmo ter a inserção de uma grade palatina, impedindo que a língua force no sentido anterior.

Porém, o arco contínuo de Begg é mais recomendado em casos que houver a intercuspidação completa nos segmentos posteriores.

Assim como qualquer tipo de contenção, ela só funcionará se o paciente a usar corretamente e estiver ativa.

Por isso, estar com as consultas de rotina em dia, assim como as de retorno e seguir as recomendações sobre cuidados e higiene passadas pelo cirurgião-dentista, é fundamental.

Vantagens da Placa de Begg

Uma contenção ortodôntica pode ser confeccionada ou ainda pré-formada com o uso de um fio flexível espiral e, em seguida, coladas com resina composta.

Em alguns casos, no entanto, isso não é bom. Pode haver uma interferência entre os dentes caninos superiores e o fio no interior do aparelho quando este está passando pela oclusal entre o canino e o primeiro pré-molar.

Com a placa de Begg, por ser um arco contínuo, esse problema é eliminado. Uma vez que o fio passa atrás do segundo ou terceiro molar, sendo ainda muito útil para manter os campos fechados em casos de extrações.

Como Utilizar a Placa de Begg?

Assim como já explicamos anteriormente, esse tipo de aparelho é utilizado principalmente para evitar que os dentes voltem a ficar tortos.

Dessa forma, o que os dentistas normalmente recomendam é que eles sejam utilizados, tanto a contenção superior quanto a contenção inferior, todos os dias durante um ano.

O mais indicado é que seja feita uma divisão. Ou seja, o paciente irá utilizá-lo durante os primeiros seis meses de forma integral, sem retirar em momento algum.

Passado esse primeiro semestre, caso o profissional analise que tudo ocorreu como deveria, a placa de Begg passa então a ser utilizada somente na parte da noite, por mais seis meses.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.