Pipoca é uma vilã? Descubra suas vantagens e desvantagens!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda qual é o impacto do alimento em nosso organismo

Você já deve ter ouvido dizer que pipoca pode ser um grande problema durante a mastigação e pode prejudicar os dentes e gengivas. Principalmente para pessoas em tratamento ortodôntico.

Além disso, também já deve ter escutado que o alimento pode ficar preso nos espaços interdentais, dificultando a higiene bucal. Mas você sabia que a pipoca pode ser benéfica à nossa saúde oral?

A pipoca contém diversos nutrientes extremamente vantajosos a nossa saúde bucal, como polifenóis, fibras, antioxidantes, vitamina B e manganês e magnésio.

Como a pipoca beneficia o nosso organismo e a saúde bucal?

Pesquisas indicam que a principal relação benéfica entre pipoca e saúde bucal se dá por meio dos polifenóis. Eles protegem nosso organismo contra ações danosas provocadas por radicais livres.

Assim, estimulam a produção de bactérias boas ao mesmo tempo que inibem a propagação de bactérias e microrganismos nocivos a nossa boca.

Em outras palavras, a presença dos polifenóis inibe a capacidade de adesão das bactérias às gengivas e aos dentes, agindo como uma espécie de proteção ou escudo.

Além disso, a presença da vitamina B previne a formação de aftas bucais, pequenas feridas que se formam no interior da cavidade bucal, motivo de muita dor e desconforto.

Outros benefícios da vitamina B para o nosso corpo são:

  • Importante para a formulação, integridade e maturação das células vermelhas do sangue. Uma vez que o nutriente está ausente, as hemácias aumentam de volume e o tamanho do núcleo fica desproporcional ao do citoplasma;
  • Essencial para o nosso sistema nervoso central. Sem essa vitamina, a mielina que recobre os nervos sofre um desgaste, chamado de desmielinização;
  • A ingestão de vitamina B12 reduz as chances de quebra do cromossomo, evitando possíveis danos em nosso DNA. Essas lesões são fatores desencadeadores de diversos tipos de câncer e por isso devem ser prevenidas.
  • Prevenção da anemia megaloblástica, uma doença caracterizada pelo tamanho anormal e imaturidade das hemácias.

Fora todos esses benefícios, a pipoca ainda reduz o risco de inflamação na gengiva, uma vez que os nutrientes que contém melhoram a capacidade do organismo em processar o açúcar no sangue, ou seja, ajuda a prevenir a cárie.

Problemas Relacionados ao Consumo de Pipoca

Apesar de seus benefícios, esse alimento pode ser um problema para a saúde bucal. Por isso, tome cuidado ao mastigar. O aviso vale o dobro para pessoas em tratamento ortodôntico.

Qualquer descuido pode quebrar alguma pecinha do aparelho ou fraturar os dentes muitos restaurados que ficam enfraquecidos. Pode haver aquele milho da pipoca não estourado que a gente acaba mastigando junto!

A comida também costuma deixar várias casquinhas de milho presas entre os dentes e a gengiva, que somente uma escovação bem feita com uso do fio dental pode eliminar adequadamente.

Quando essas casquinhas não são removidas podem causar inflamação e desconforto, sendo necessária a avaliação de um profissional.

Assim, nunca deixe de levar seu kit de higiene bucal aonde você for para garantir a limpeza e eliminar o resto de pipoca e outros alimentos entre os dentes.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.